Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2013

ATLÂNTICO

Este ônibus da empresa paulista Expresso Rodoviário Atlântico, de Caraguatatuba (SP), era da Ciferal Cisne 1959 (ou Ciferal Continental), cuja dianteira teve a mesma concepção do urbano original. A foto é do acervo de Carlos Asa.

REAL

A Real Auto Ônibus teve, em sua frota, vários carros da Ciferal Tocantins, com o adereço (optativo do fabricante) colocado sobre a janela do motorista e as portas de acesso. Também era colocado um grande logotipo da Mercedes-Benz na dianteira. Esses carros circularam sobretudo na linha 170 Rodoviária / Gávea.

FRIBURGUENSE

Esta foto, de 1956, do acervo da Associação de ex-Alunos, Professores e Servidores do Ginásio/Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, mostra um ônibus da Auto Ônibus Friburguense, que na época era responsável pela linha "Nova Friburgo X Niterói". É uma grande relíquia fotográfica para a busologia.

MAUÁ

A foto, de 1960, do acervo da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), mostra a referida empresa, com carroceria Carbrasa e motor Volvo, fazendo pose com seus dois rodoviários. A linha em questão, 101 Niterói / São Gonçalo, é nada menos que a atual 143M que a Mauá continua servindo de forma exemplar e que já colocou seus primeiros carros com acesso para deficientes físicos.

BIANCHI

Nesta foto, do acervo de Jaime Muller no seu blogue Modais Viários de Porto Alegre, aparece a frota da empresa de transportes Bianchi, da capital gaúcha, em 1961. Em destaque, aparecem três carros do belíssimo modelo GMC Coach apelidado de "Bustudinha", na linha L8 Floresta / Centro.

EXCELSIOR

Essa foto, do acervo de Marcos Kiko Letchakoski, mostra um ônibus da carroceria Murity, motor Guy, da extinta empresa Viação Excelsior, controlada pela estrangeira Light (que continua hoje, apenas no serviço de energia elétrica, tendo abandonado o transporte coletivo há pouco mais de 50 anos por irregularidades). São ônibus que partiam da Casa Naval, no Centro do Rio de Janeiro, em direção a bairros da Zona Sul. Os ônibus datam de 1926, mas a foto é posterior, provavelmente de 1928.

CENTRO DE SANTOS, EM 1970

Esta foto, do acervo de Emílio Pechini, do blogue Muito Bem, mostra o centro da cidade de Santos, no litoral paulista, no ano de 1970, apesar de alguns veículos serem mais antigos, do meio dos anos 60.

SALVADOR EM CARTÕES POSTAIS

Estas são duas fotos de cartões postais da Praça Castro Alves, no centro da capital da Bahia. A primeira foto é, talvez, de 1935, enquanto a segunda foto parece ser de 1947.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

PONTA GROSSA, PRAÇA GETÚLIO VARGAS, 1960

Esta foto, do Cartão Postal Colombo, mostra um trecho da Praça Getúlio Vargas, em Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1960. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim com ajuda de um aplicativo.

CURITIBA EM 1949

Esta foto, do acervo de Mário Socachevski, é de um cartão postal que mostrava o lago do Passeio Público, na capital paranaense, no ano de 1949. Extraída do blogue Todesca.

ÔNIBUS DA CERMAVA, EM 1960

Essa foto, extraída do blogue Onibuseiro, mostra uma fila de ônibus, provavelmente para frotas escolares, fabricados pelas Carrocerias Cermava em 1960. A foto parece ser uma apresentação no pátio da própria indústria, no Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO: LEME EM 1971

Foto provavelmente de 1971, mostrando a Av. Atlântica, no trecho da Praia do Leme, no então Estado da Guanabara, aparecem carros da época e alguns veículos dos anos 50 e 60 entre os carros estacionados. Na orla, da então recém-duplicada Av. Atlântica, aparecem um ônibus da CTC-GB, carrocerias Metropolitana, e, mais ao longe, um ônibus da Empresa de Transportes Braso Lisboa (sem o fardão de hoje, apesar dessa época ser auge da ditadura), na sua famosa linha 472 Triagem / Leme, defendida até hoje pela mesma empresa.

CTC-RJ

A Companhia de Transportes Coletivos, que havia aborvido a SERVE, antiga estatal fluminense, durante a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara em 1975, serviu duas simpáticas linhas niteroienses que circulavam pela Zona Sul da cidade, as linhas 8 e 9 (Icaraí - Barcas / Circular), que haviam surgido no final de 1957 como linhas de trolebuses. A linha 9 tinha maior demanda, e percorria Gragoatá, Ingá, Praia das Flechas (atual Praia João Caetano), Praia de Icaraí, Canto do Rio (Rua Joaquim Távora) e voltava pelas avenidas Roberto Silveira e Marquês do Paraná. Já a linha 8, com demanda mais fraca, pegava o Rink, ia para a Rua Dr. Celestino, se dirigia para a Rua Gavião Peixoto, e, indo pela Av. Ari Parreiras (também no Canto do Rio), pegava a Praia de Icaraí, Praia das Flechas, Ingá e Gragoatá, voltando para o Centro. As duas linhas, extintas desde a década de 90, deixam muitas saudades.

APARECIDA

Esta foto é da empresa Viação Nossa Senhora Aparecida, de Barra do Piraí, com carroceria Pilares. A foto é de 1965 e é do acervo de Allan Piubel Rabello.

SÃO JOSÉ, DE SANTO ANDRÉ

Esta foto data de 1970, creditada ao acervo do colecionador Almeida, e mostra um Striuli da Viação São José, empresa da cidade de Santo André, no ABC paulista.

CASTELO BRANCO

Empresa de Quatro Barras (PR), a Viação Castelo Branco, que opera na Grande Curitiba, possui uma réplica de um antigo carro da CAIO Gabriela I, com seu antigo desenho - que, numa estampa diferente, aproveita as mesmas cores do desenho setentista da carioca Auto Diesel. A empresa atualmente é apagada pelo insosso visual uniformizado dos ônibus curitibanos, padrão que já começa a decair. Foto de Rafael Nunes Pereira.

METROPOLITANA ELDORADO EM NITERÓI E SÃO GONÇALO

Brilhante relíquia enviada pelo nosso colaborador Eduardo Cunha (sem relação alguma com o deputado federal) e originária de um anúncio publicitário das Carrocerias Metropolitana. As fotos integram o acervo de Sydney Júnior, outro colaborador deste site e responsável pelo portal CIA de Ônibus. São duas fotos, que mostram o modelo Eldorado, em fabricação desde 1960 e que havia divulgado seu lote de 1962 para quatro empresas da Grande Niterói. A primeira foto foi parcialmente publicada para destacarmos a ABC, meses atrás, mas aqui está ela na íntegra. As empresas que então divulgaram os novos carros aparecem desfilando no na Av. Ernâni do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, mas três delas tinham sede em São Gonçalo. Aqui está a relação das empresas: AUTO VIAÇÃO ABC - São Gonçalo/RJ (então responsável pela 111 Niterói / Alcântara, atual 532M da Mauá) AUTO ÔNIBUS BRASÍLIA - Niterói / RJ (da linha 41, possivelmente a "capelinha" seria colocada posteriormente) VIAÇÃO MUTUÁ

FIAT NA PONTE RIO-NITERÓI, EM 1976

"Uno-duni-tê, salamê-minguê, o sorvete colorê, o escolhido foi você". Esta é a famosa cantiga adaptada para o comercial de um recente lançamento da Fiat, o Fiat Uno 2010. Indo para a máquina do tempo, no entanto, nos lembramos do comercial de lançamento do primeiro modelo da filial brasileira da Fiat, o Fiat 147, na então recente Ponte Rio-Niterói, um logradouro então com dois anos de idade em 1976 e que já me era familiar em muitos passeios que eu e minha família fazíamos de Niterói, onde morávamos, para o Rio. Aqui estão algumas imagens capturadas do comercial, disponível no You Tube.

FLORIANÓPOLIS, EM 1971

Enquanto eu vivia meus primeiros meses de vida na capital catarinense, foi fotografada a área da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. No meio, aparece um ônibus da empresa Presidente. Foto extraída do site da UFSC.

RIO DE JANEIRO: URCA, EM 1972

Vemos o bairro da Urca, no Rio de Janeiro, mais precisamente a Av. Venceslau Brás, vinda do Botafogo, com seu imenso e já absurdo fluxo de automóveis. A foto é do acervo do pesquisador André Decourt.

RIO DE JANEIRO EM 1950

Estas duas relíquias de fotos mostram a Av. Pres. Vargas, no então Distito Federal, do acervo de Nelson Santos e de autoria do pai deste, e reproduzidas por Nikollas Ramos (blog Carros Antigos - Wordpress) e André Decourt (Rio que passou). Nota-se a bela fileira de ônibus circulando e de carros estacionados. Há também um prédio que estava em construção.

MONOBLOCOS EM BRASÍLIA, EM 1964

A revista Touring, do Touring Club Brasil, publicou um informe, na edição de abril de 1964 - quando a coisa já "pegava fogo" em todo o país, mas sobretudo na capital inaugurada quatro anos antes - , sobre a compra de vinte novos carros da Mercedes-Bens O-321hl da TCB - Transportes Coletivos Brasília. A imagem aqui se dividiu em duas, sendo a página inteira mostrando um exemplar dos monoblocos dentro de um texto de reportagem, e o destaque do mesmo ônibus. A foto do ônibus consta tanto do acervo de Marcelo Almirante quanto do blogue da DFTrans.

ÔNIBUS DA TV RECORD

Esta foto mostra um ônibus da TV Record de São Paulo, que aparece numa cena de um filme de 1970, "Finis Hominis", de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. A foto foi reproduzida digitalmente pelo busólogo Marco Antônio da Silva.

ÔNIBUS DE CURITIBA, EM 1955

Estas fotos, extraídas de um vídeo do YouTube, mostram ônibus antigos de Curitiba, no Paraná, no "misterioso" passado do transporte coletivo pouco divulgado porque não atende aos interesses tecnocráticos que dominam o setor. As fotos são provavelmente de 1955.

RIO DE JANEIRO: ESTAÇÃO DA PIEDADE, 1959

Esta foto de 1959 mostra o Rio de Janeiro, nos seus últimos meses de capital do Brasil, no seu lado suburbano, através da Estação de Trem da Piedade, no bairro do mesmo nome. Trinta anos depois, passei na passarela por próxima ao local, porque estudava na Universidade Gama Filho. O bairro da Piedade é vizinho de Quintino, Engenho de Dentro, Água Santa e Abolição. A foto é do acervo da página Antolog, coleção de fotos do pesquisador Antônio Ferreira.

CMTC

Essa foto é do acervo de Mário Thadeu, e mostra um carro da CAIO Bela Vista 1973, máscara negra e motor FNM.

PLANETA

Esta foto, do acervo da DFTrans, mostra um ônibus da Mercedes Benz O-321 da Viação Planeta, de Brasília, então em seus primeiros anos de existência, em 1963.

SÃO BENTO

Esta foto, do acervo da Secretaria de Transportes de São José dos Campos e provavelmente de 1979, mostra dois ônibus da São Bento - São Bento Turismo e Empresa de Ônibus São Bento - na Av. José Longo, nos arredores da Praça Melvin Jones, na referida cidade do interior paulista.

SUL AMERICANA

Esta foto, do acervo Busscar, mostra a Empresa Sul Americana de Transportes, do Paraná, com um carro da Nielson Diplomata 1963. Este tópico tem a lembrança da indústria de carrocerias Nielson, hoje conhecida como Busscar, que sofre uma séria crise econômica, fazendo com que o BNDES atue em socorro à indústria e seus trabalhadores. Ficamos na torcida pela recuperação da Busscar, para continuidade de sua história e trabalho.

CMTC

A foto de Douglas de Cezare que aqui vemos mostra um belo modelo Thamco Águia 1986, da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), antiga empresa estatal de São Paulo. O veículo tinha motor traseiro, o que soma ao atrativo da carroceria.

BRASÍLIA

Com base nas fotos de anúncio das Carrocerias Metropolitana, publicadas dias atrás, fiz uma montagem reconstitutiva de um ônibus da Metropolitana Eldorado 1960, lote 1962, que a Auto Ônibus Brasília, de Niterói (RJ), adquiriu para sua frota. Não há, ainda, informação se foi um carro único - ou "filho único", como se costuma dizer - , mas, apesar do carro ter aparecido no anúncio sem a tal da "capelinha" - plaqueta usada para exibir o número da linha em operação - , eu a coloquei na referida montagem.

RIO DE JANEIRO: RECREIO DOS BANDEIRANTES, 1965

Essa foto de 1965 mostra o bairro do Recreio dos Bandeirantes, no então Estado da Guanabara, hoje com muitos prédios e muito trânsito de veículos, atualmente convertido numa espécie de "Ipanema" de uma Barra da Tijuca "copacabanizada". Não é à toa que, entre a Barra e o Recreio, existem bairros chamados Novo Leblon e Nova Ipanema. Essa parte da Zona Oeste carioca tornou-se a extensão de uma Zona Sul que já não pode crescer mais. Na época, porém, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes mal haviam saído de suas condições rurais e, sendo bairros de veraneio, se limitavam a ter atrações como as corridas automobilísticas realizadas na Barra. Uma delas havia ocorrido em 1964, por exemplo.

PONTO DE ÔNIBUS NO VALE DO ANHANGABAÚ

Esta foto, do acervo de O Estado de São Paulo, mostra um ponto de ônibus com mutios passageiros, no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo, em 1938. Nota-se um sequiônibus parado, recebendo passageiros.

SANTA IZABEL

Esta fotomontagem reconstitui um ônibus Thamco Falcão 1985 que a saudosa Viação Santa Izabel, de São Gonçalo (RJ), teve em sua frota.

PRAÇA DA BANDEIRA EM 1942

Esta foto mostra um fato antigo que continua acontecendo atualmente, que são as enchentes na Praça da Bandeira, na cidade do Rio de Janeiro, durante as chuvas intensas. Vemos em primeiro plano, também, um ônibus da Empresa Viação Abolição, na linha 33 Praça Mauá / Abolição. A foto é do acervo do blog Grupo Grande Tijuca.

NITERÓI EM 1966 E 1967

Estas fotos são de cartões postais publicados em 1966 e 1967 mostrando áreas de Niterói. São relíquias que fazem parte da coleção de Sérgio Luiz Siqueira Silva. A primeira foto mostra a Praça Araribóia, em 1966, com o prédio da Estação das Barcas numa concepção bem moderna para a época. No canto inferior esquerdo, dois ônibus: um da Mercedes Benz O-321 da SERVE dobrando a Av. Amaral Peixoto, e, atrás dele, um ônibus da Rápido Vital Brazil, que servia a antiga linha 54 (sem relação com a atual), ligando Vital Brazil à Vila Pereira Carneiro.  Lembremos que essa 54, diferente da atual que opera na Região Oceânica, disputava com a linha 31, então Beltrão x Cidade, num desempenho conflituoso entre os motoristas. Em 1970 as duas linhas se fundiram na atual 31 da Auto Lotação Ingá. A segunda foto mostra o Ponto Cem Réis, no bairro São Lourenço, no começo da Alameda São Boaventura. Na Alameda, em direção ao centro niteroiense, há dois ônibus, um da Metropolitana 1966 da Auto Lotação

SÃO GONÇALO, 1971

Este cartão postal, provavelmente de 1971, mostra o centro de São Gonçalo - por onde eu passei segunda-feira passada - com seu habitual movimento de carros. Escondido por um automóvel, aparece um ônibus da Nicola 1967 (embrião do primeiro modelo creditado ao nome Marcopolo), cuja empresa não dá para identificar. Mas, no canto direito da foto, vemos um ônibus provavelmente das Carrocerias Grassi, da nossa conhecida Viação Mauá.

SANTA TEREZINHA, DE VARGINHA

Esta foto, extraída do Blog do Madeira, mostra um ônibus Jardineira Ford de 1943, da empresa Santa Terezinha, de Varginha (MG). A empresa existe até hoje.