Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2015

RIO DE JANEIRO: RODOVIÁRIA NOVO RIO, 1967

A foto que vemos é da coleção de Adalberto Mattera, publicada no Toffobus, do ano de 1967. Observa-se aqui, na esquerda da foto, um Eliziário de empresa não-creditada, e no centro um ônibus da Penha, a Única Auto Ônibus, que fazia um dos ramais para Rio-São Paulo concorrendo com a Expresso Brasileiro e Cometa. Hoje o ramal Rio-São Paulo é feito pelas empresas Expresso Brasileiro, Expresso do Sul (do grupo Cometa/1001), Itapemirim, mais a escala da linha Niterói-São Paulo da 1001.

METROPOLITANA "MÔNICA", DA CMTC

As Carrocerias Metropolitana eram uma fábrica carioca, mas seus ônibus eram vendidos para todo o país. A indústria teve seu auge nos anos 60, e faliu há mais de 35 anos, sendo adquirida pela CAIO. Temos um site dedicado à indústria, o Carrocerias Metropolitana, através do endereço do Fotopages: http://metropolitana.fotopages.com. Aqui vemos um ônibus que a Metropolitana fabricou especialmente para a histórica empresa estatal paulista CMTC, que tornou-se conhecido popularmente como "Mônica". Cabe aqui algum busófilo tentar explicar o porque deste nome. O modelo remete ao ano de 1968. A foto foi extraída do site do governo paulista.

RIO DE JANEIRO: JARDIM BOTÂNICO, EM 1960

Mostramos a Rua Jardim Botânico, no bairro do mesmo nome no município do Rio de Janeiro - então estreando o Estado da Guanabara, em 1960, a não ser que esta foto tenha sido feita antes de abril, aí no caso seria o Distrito Federal - mostrando um lotação indo pelo ramal Lapa-Leblon, provavelmente da Transportes Helena. A foto foi extraída do Museu da NTU.

FÁBRICA DA MERCEDES-BENZ EM 1969

Vemos a produção, para a estatal paulistana CMTC, dos então recentes modelos O-352 da Mercedes-Benz, filial brasileira da indústria alemã, situada na cidade de São Bernardo do Campo, ABC paulista. A foto foi extraída do site Maxpress Net.

BONDE RECEBE O PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK EM 1958

A foto mostra o presidente Juscelino Kubitschek dentro de um bonde da linha 78 Cascadura / Largo de São Francisco, cujo código numérico se aproxima com o da linha de ônibus que também passa pelo bairro. A linha de ônibus, intitulada "Cascadura / Lapa", é de número 74 e aparece na lista do livro Feliz 1958, de Joaquim Ferreira dos Santos. Segue o comentário do busófilo Leonardo Roseira sobre a foto: "Essa foto foi tirada em 1956, na inauguração do Viaduto Ana Neri em Triagem. A Linha de bondes 78 - Cascadura (que na verdade ia até Madureira), não tem nada a ver com a linha de ônibus Cascadura x Lapa. A linha de ônibus seguia pela Tijuca, passando até pela Saens Peña, enquanto a linha de bondes seguia por Triagem, Jacaré, Abolição e Suburbana. A linha de ônibus Cascadura x Lapa deu origem, nos anos 70, a linha parcial 607 - Cascadura x Estácio, que circula até os dias de hoje". Evidentemente, o nosso conhecido Nonô, médico cirurgião mineiro nascido em Diamantina,

ELIZIÁRIO BICAMPEÃO 1963

Vemos outra exposição do mesmo ônibus Eliziário Bicampeão 1963, desta vez numa exposição de veículos antigos realizada no bairro do Jurerê Internacional, em Florianópolis, em 10 de dezembro de 2007.

ELIZIARIO BICAMPEÃO 1963

Aqui vemos uma foto recente, mostrando um ônibus antigo, da extinta fábrica Eliziário (absorvida pela Marcopolo em 1970), exibido durante a Reunião do Opala Clube de Jaraguá do Sul (SC), realizada no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá, cidade do interior de Santa Catarina, em 12 de novembro do ano passado. O nome Bicampeão, de 1963, evidentemente, remete à façanha da Seleção Brasileira de Futebol realizada no meio do ano anterior. Mas, na prática, o modelo já era produzido desde 1960, mas ganhou uma versão especial no final de 1962, quando o modelo BiCampeão foi lançado, passando a ser fabricado em larga escala no ano seguinte.

GOIÂNIA, AVENIDA GOIÁS, 1949

Este cartão postal de 1949 mostra a cidade de Goiânia com seu movimento da época, num trecho da Avenida Goiás onde provavelmente vemos a Praça Cívica, hoje Praça Pedro Ludovico Teixeira. O cartão postal já estava colorido no seu exemplar original.

CASTELO AUTO ÔNIBUS NA AV. RIO BRANCO, 1958

Esta foto foi publicada originalmente na Revista do Automóvel, de fevereiro de 1958. Mostra um carro da Castelo Auto Ônibus, empresa extinta em 1982, circulando pelo centro do então Distrito Federal, naquele mesmo ano. O ônibus circulava, na ocasião, na linha 21 Praça Mauá / Ipanema. Estranhamente, a linha não é creditada na lista de linhas do livro "Feliz 1958", do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos.

RELÂMPAGO

Esta foto, do acervo do Museu da NTU, mostra a extinta empresa carioca Viação Relâmpago, que no ano em questão, 1950, servia a linha 102 Saens Peña / Largo do Machado, depois renumerada para 405 e há muito tempo extinta em razão do ramal do metrô que liga os dois bairros com mais rapidez. Na referida foto, pessoas se deslocam da praça do Largo do Machado para embarcar no ônibus modelo GMC Coach, que então se preparava para mais um percurso.

VIAÇÃO ALVORADA, DE GUARAPARI (ES), 1963

Essa foto mostra a empresa Viação Alvorada, de Guarapari (ES), estacionada na sua garagem. É um exemplar do modelo Cermava 1963 que estava sendo lançado então.

CAIO BOSSA NOVA, EMPRESA NOVA CATIGUÁ, DE LOUVEIRA (SP), 1962

Essa foto, do acervo de Fredy Campos, mostra um ônibus urbano da família CAIO Bossa Nova, ano 1962, destinado à empresa Nova Catiguá, de Louveira (SP).

OUTRO BONDE DE CAMPINAS, 1960

Outra foto extraída do blogue O Ramal Férreo Campineiro e Os Bondes de Campinas. Vemos um bonde da Companhia Campineira de Tracção Luz e Força (CCTL&F) percorrendo a esquina das avenidas Francisco Glicério e Campos Sales, no ano de 1960. Note-se, na direita da foto, que uma Kombi da Volkswagen aparece no cruzamento aguardando a passagem do bonde. Na esquerda, outra Kombi e um Fusca aparecem estacionados junto à calçada.

BONDE DA SOROCABANA, EM CAMPINAS, 1955

Esta foto mostra o bonde fabricado pela indústria norte-americana J. G. Brill, datado de 1947, passando pela Av. Andrade Neves, em Campinas (SP), no ano de 1955. O bonde era da Companhia Campineira de Tracção Luz e Força (CCTL&F). A foto foi extraída do blogue O Ramal Ferro Campineiro e Os Bondes de Campinas.

RECIFE: TROLEBUS EM 1960

Essa foto, publicada no Museu da NTU, mostra um trolebus da Marmon-Herrington, estacionado em algum ponto de Recife, no ano de 1960. A cidade recebeu, nove anos depois, outros trolebuses para reforçar o serviço na cidade, adquiridos de Belo Horizonte.

BATATAIS, INTERIOR PAULISTA, EM 1963

Essa foto é de um cartão postal que mostra uma avenida na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, no ano de 1963. Escaneada pelo blogue Antigos Verde Amarelo, ela mostra vários modelos bastante conhecidos da época: Simca Chambord 1962, Chevrolet Impala 1961, Volkswagen Karmann Ghia 1962, Chevrolet Brasil Pick-Up 1957 (provavelmente de algum lote posterior) e uma Volkswagen Kombi 1962.

JUAZEIRO, EM 1974

Esta foto, do acervo do Blog do Geraldo José, mostra a Praça do Senado, um dos pontos da cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, provavelmente em 1974.

TRANSBRASILIANA

Esta foto de divulgação, de 1976, mostra um ônibus da Transbrasiliana Transportes e Turismo, tradicional empresa de Goiânia, com seu imponente monobloco Mercedes-Benz O-362 rodoviário, que até parece que pediu para ser fotografado, porque é um belíssimo registro.

MOSA

Essa maquete, do acervo de Paulo Roberto Fonseca, mostra a miniatura do antigo GMC Coach Bustudinha que a Transportes Mosa teve e que circulou pela linha 10 Fátima / Mauá.

SALVADOR: BAIXA DOS SAPATEIROS, 1940

Esta imagem é de um raro filme, de autoria anônima, de 1940, mostrando vários pontos de Salvador, capital da Bahia. Em primeiro plano, aparece um ônibus percorrendo a Rua José Joaquim Seabra, na Baixa dos Sapateiros, e curiosamente esse ônibus era considerado convencional, quando pelos padrões de hoje é considerado "micrão".

RIO DE JANEIRO: AV. BRASIL, ALTURA DE BENFICA, 1956

A foto mostra a Av. Brasil, no então Distrito Federal (Rio de Janeiro), na vizinhança com o bairro de Benfica, próximo à Rua Pref. Olímpio de Melo. Foi publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, no volume VI, correspondente ao antigo Leste brasileiro, publicada pelo IBGE em 1958. A foto data de 1956.

RIO DE JANEIRO: AV. BRASIL, ALTURA DE BONSUCESSO, 1963

Os apressadinhos de plantão creditam essa foto apenas como "anos 60", mas trata-se de uma foto de 1963 mostrando a Av. Brasil, no Rio de Janeiro, na altura do Bonsucesso, atualmente uma área bastante perigosa da cidade, entre dois grandes complexos marcados por muitas ocorrências violentas.

RIO DE JANEIRO: TERMINAL ERASMO BRAGA, 1963

Essa foto, do ano de 1963, foi publicada no livro "O Repórter do Século", do jornalista José Hamilton Ribeiro, mostra o Terminal Erasmo Braga, numa bela vista aérea. O antigo terminal de ônibus do Castelo deu lugar ao Edifício Menezes Cortes e a um terminal localizado na Av. Nilo Peçanha, enquanto a antiga Av. Erasmo Braga hoje é um calçadão de pedestres. Nota-se que o Terminal Erasmo Braga tinha saída na Av. Pres. Antônio Carlos, no sentido contrário ao dos terminais atuais.

NITERÓI: TROLEBUS SERVE, 1957

Essas duas fotos, registradas por J. R. Williams e do acervo do pesquisador Allen Morrison, mostram o Centro de Niterói em 1957. A primeira foto mostra um trolebus da SERVE curvando a hoje avenida Visconde do Rio Branco, vindo do lado sul, em direção à Avenida Amaral Peixoto, que tinha duas mãos na época. A segunda foto, por sua vez, mostra um trolebus atrás de um bonde, ambos parados nos seus pontos de embarque no lado Norte da Av. Visconde do Rio Branco, mostrando o antigo Cine Niterói, próximo à esquina da Rua Coronel Gomes Machado.

RIO DE JANEIRO: COPACABANA EM 1967

Esta foto mostra a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ano de 1967, com dois rapazes conversando no calçadão da praia e uma moça andando logo atrás. Na Av. Atlântica, vemos um fusca marrom, provavelmente 1966, circulando no sentido Leme-Arpoador.

SALVADOR: CORREDOR DA VITÓRIA, 1930

A foto é de um cartão postal de 1930. Mostra a Av. Sete de Setembro, no bairro da Graça, em Salvador, no imenso quarteirão apelidado de Corredor da Vitória, hoje ocupado de grandes edifícios e várias residências antigas (algumas abandonadas, infelizmente).

RIO DE JANEIRO: CINELÂNDIA E PALÁCIO MONROE, 1954

Esta foto, extraída do fotolog Saudades do Rio, mostra duas mulheres conversando no entorno da Praça Floriano, na Cinelândia, em 1954. No fundo, o histórico Palácio Monroe, lamentavelmente destruído por causa do mau planejamento das obras do metrô.

CENTRO DE NITERÓI - AEROFOTO CARLOS BOTELHO

Essa foto, extraída do Derani's Fotolog, mostra a vista aérea de Niterói. Também publicada no mencionado volume VI da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros do IBGE, referente ao antigo Leste brasileiro, a foto é de autoria de Carlos Botelho, fotógrafo da Revista Manchete especializado em fotos aéreas. O volume conta com várias belíssimas fotos dele, sobrevoando os municípios de Niterói e Rio de Janeiro dentro de um helicóptero. A foto é de 1956.

SÃO PAULO, BONDE NA AV. FRANCISCO MATARAZZO, 1957

Esta foto de Bill Janssen, da coleção do pesquisador Allen Morrison, mostra um bonde da linha 35, da Lapa à Praça do Correio, passando pela Avenida Francisco Matarazzo, na altura do Largo Padre Péricles, próximo ao mergulhão da Barra Funda, na área atualmente do começo do Minhocão. O local não tinha mergulhão nem Minhocão, pois a foto data de 22 de janeiro de 1957.

NACIONAL

Esta maquete representa um ônibus GMC Coach da antiga Auto Viação Nacional, que circulava na linha 110 Grajaú / Laranjeiras, embrião da atual 422 Grajaú / Cosme Velho de uma certa empresa de ônibus fardada. A maquete era do acervo do saudoso busólogo Paulo Roberto Fonseca.

CTC-RJ

Essa maquete, publicada em anúncio do portal Mercado Livre, corresponde a uma licença poética com um carro da Mercedes-Benz O-362 da Companhia de Transportes Coletivos do Rio de Janeiro (CTC-RJ), que tinha pintura azul com pára-choques e alguns detalhes em branco, com o desenho de fundo branco com faixas vermelha e azul. O erro, além da colocação um tanto tosca do nome da empresa e número do carro - que, mesmo assim, se deixa passar - , é creditar a linha como "125 Copacabana", já que 125 é o código da linha de Central a General Osório, sob responsabilidade da Viação Verdun na época. O certo seria creditar a bandeira como 416 Forte, correspondente ao ramal Usina X Forte, que a CTC circulou até meados da década de 1980. Fora esse detalhe, a maquete é muito interessante e bonita. Seu responsável, em que pese os senões, está de parabéns.

SALVADOR: JARDIM DOS NAMORADOS, 1969

Essa imagem, extraída de filmes do Governo da Bahia produzidos entre 1967 e 1970, mostra o Jardim dos Namorados, em Salvador, após sofrer uma intervenção de obras para sua modernização. A imagem, publicada no sítio Imago Urbis, data de 1969. O Jardim dos Namorados se situa entre a Pituba e o Costa Azul, sendo uma das principais áreas de lazer da capital baiana.

CABO FRIO: PRAIA DO FORTE, 1950

A foto, do acervo da Revista Cabo Frio, mostra uma belíssima vista aérea da Praia do Forte, principal praia da famosa cidade da Região dos Lagos, registrada em 1950.

NITERÓI: AV. AMARAL PEIXOTO, 1972

Esta foto colorida mostra a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, em 1972, quando o sentido de seu tráfego era inverso ao do atual. Em primeiro plano vários pedestres atravessam a rua nos sentidos Norte e Sul e vice-versa. Ao fundo podemos ver os ônibus da SERVE - em duas pinturas, como o Cermava que se destaca e o Metropolitana Onuf mais adiante - e outros ônibus como os da Auto Lotação Ingá, Auto Viação Fluminense e Auto Ônibus Brasília.