Pular para o conteúdo principal

SERVE

Esta postagem é uma grande relíquia, por se tratar da inauguração das hoje saudosas linhas 8 e 9, circulares entre o Centro de Niterói e o entorno do Canto do Rio, em Icaraí. As duas linhas, das quais eu já pude ver e pegar, surgiram com trolebuses da SERVE (Serviço de Viação Niterói-São Gonçalo), antiga estatal fluminense de transporte público, e aqui vemos uma imagem publicada no jornal O Fluminense de 01 de janeiro de 1958.

No entanto, a nota que se segue é uma matéria da revista Nação Brasileira - Ano XXXV - N° 413, no Rio de Janeiro, edição de janeiro de 1958, com o texto integral aqui reproduzido. As linhas foram inauguradas no último dia de 1957 e devemos lembrar que a Avenida Estácio de Sá era o antigo nome da Avenida Roberto Silveira e a Praia João Caetano ainda se chamava Praia das Flechas (que a matéria grafou como "Flexas") e várias ruas, como a Rua Joaquim Távora, tinham sentido de tráfego oposto ao atual.

GRANDE MELHORAMENTO NA RUA JOAQUIM TÁVORA, LIGANDO À PRAIA DE ICARAÍ À AV. ESTÁCIO DE SÁ, COM DUAS LINHAS DE "TROLLEY-BUS" EM CIRCULAR, INDO AMBAS ATÉ À PRAÇA MARTIM AFONSO, EM FRENTE ÀS BARCAS.

Com a inauguração das duas linhas de "trolley-bus", no dia 31 de dezembro passado (1957), recebeu o aristocrático e populoso bairro de Icaraí um melhoramento que de há muito reclamava. A SERVE, com a introdução do referido melhoramento, evitou demorados estacionamentos de filas que se registravam naquele aprazível recanto de Niterói.

O ato inaugural das duas linhas de "trolley-bus" teve início às 19 horas, com a presença também de uma comissão de moradores da rua Joaquim Távora que organizou um festivo programa.

Além dos moradores da mencionada rua e de adjacências de todo o Canto do Rio, tiveram presentes o Dr. Adauto Werneck, representante e Assistente do Governador Prof. Miguel Couto Filho; Pref. Alberto Fortes; Diretor da SERVE; Chefe da Comissão Central de Festejos; vereadores da Câmara Municipal de Niterói; jornalistas; várias autoridades civis e militares e grande massa popular.

A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio, que executou diversos números musicais. Falaram vários oradores, dentre eles o Dr. Adauto Werneck, Assistente do Governador, Prof. Miguel Couto Filho, representando o mesmo na solenidade. Dr. Alberto Fortes, dinâmico prefeito de Niterói, abordou os inúmeros problemas referentes ao engrandecimento do aristocrático bairro de Icaraí, especialmente o Canto do Rio, onde ele fez um lindo jardim, erigindo do mesmo o busto de Leopoldo Fróes, grande vulto do Teatro Nacional e glorioso filho da terra fluminense.

O Prefeito Dr. Alberto Fortes prometeu resolver ainda outros problemas principais do Canto do Rio, dependentes de recursos financeiros, que são: saneamento de valas do pequeno rio que deságua no mar; iluminação fluorescente em toda a rua Joaquim Távora. Acrescentou o Prefeito que, se puder, terminará a construção do Túnel que liga Lemos Cunha ao aprazível bairro do Saco de São Francisco, melhoramento este dependente do Governo Estadual.

Itinerário das linhas 8 e 9 inauguradas

LINHA 8 - Avenida Amaral Peixoto - Rua Marquês do Paraná - Av. Estácio de Sá - Rua Gal. Silvestre Rocha - Rua Lemos Cunha - Rua Joaquim Távora - Praia de Icaraí - Praia das Flexas - Rua Paulo Alves - Rua Presidente Pedreira - Rua Pres. Domiciano - Rua Passo da Pátria - Rua Guilherme Briggs - Rua Visc. do Rio Branco - Avenida Amaral Peixoto.

LINHA 9 - Barcas - Rua Visconde do Rio Branco - Rua Guilherme Briggs - Rua Passo da Pátria - Rua Presidente Domiciano - Rua Presidente Pedreira - Rua Paulo Alves - Praia das Flexas - Praia de Icaraí - Rua Joaquim Távora - Rua Lemos Cunha - Rua Gal. Silvestre Rocha - Av. Estácio de Sá - Rua Marquês do Paraná - Rua Dr. Celestino - Rua da Conceição - Barcas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.