Esta postagem é uma grande relíquia, por se tratar da inauguração das hoje saudosas linhas 8 e 9, circulares entre o Centro de Niterói e o entorno do Canto do Rio, em Icaraí. As duas linhas, das quais eu já pude ver e pegar, surgiram com trolebuses da SERVE (Serviço de Viação Niterói-São Gonçalo), antiga estatal fluminense de transporte público, e aqui vemos uma imagem publicada no jornal O Fluminense de 01 de janeiro de 1958.
No entanto, a nota que se segue é uma matéria da revista Nação Brasileira - Ano XXXV - N° 413, no Rio de Janeiro, edição de janeiro de 1958, com o texto integral aqui reproduzido. As linhas foram inauguradas no último dia de 1957 e devemos lembrar que a Avenida Estácio de Sá era o antigo nome da Avenida Roberto Silveira e a Praia João Caetano ainda se chamava Praia das Flechas (que a matéria grafou como "Flexas") e várias ruas, como a Rua Joaquim Távora, tinham sentido de tráfego oposto ao atual.
GRANDE MELHORAMENTO NA RUA JOAQUIM TÁVORA, LIGANDO À PRAIA DE ICARAÍ À AV. ESTÁCIO DE SÁ, COM DUAS LINHAS DE "TROLLEY-BUS" EM CIRCULAR, INDO AMBAS ATÉ À PRAÇA MARTIM AFONSO, EM FRENTE ÀS BARCAS.
Com a inauguração das duas linhas de "trolley-bus", no dia 31 de dezembro passado (1957), recebeu o aristocrático e populoso bairro de Icaraí um melhoramento que de há muito reclamava. A SERVE, com a introdução do referido melhoramento, evitou demorados estacionamentos de filas que se registravam naquele aprazível recanto de Niterói.
O ato inaugural das duas linhas de "trolley-bus" teve início às 19 horas, com a presença também de uma comissão de moradores da rua Joaquim Távora que organizou um festivo programa.
Além dos moradores da mencionada rua e de adjacências de todo o Canto do Rio, tiveram presentes o Dr. Adauto Werneck, representante e Assistente do Governador Prof. Miguel Couto Filho; Pref. Alberto Fortes; Diretor da SERVE; Chefe da Comissão Central de Festejos; vereadores da Câmara Municipal de Niterói; jornalistas; várias autoridades civis e militares e grande massa popular.
A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio, que executou diversos números musicais. Falaram vários oradores, dentre eles o Dr. Adauto Werneck, Assistente do Governador, Prof. Miguel Couto Filho, representando o mesmo na solenidade. Dr. Alberto Fortes, dinâmico prefeito de Niterói, abordou os inúmeros problemas referentes ao engrandecimento do aristocrático bairro de Icaraí, especialmente o Canto do Rio, onde ele fez um lindo jardim, erigindo do mesmo o busto de Leopoldo Fróes, grande vulto do Teatro Nacional e glorioso filho da terra fluminense.
O Prefeito Dr. Alberto Fortes prometeu resolver ainda outros problemas principais do Canto do Rio, dependentes de recursos financeiros, que são: saneamento de valas do pequeno rio que deságua no mar; iluminação fluorescente em toda a rua Joaquim Távora. Acrescentou o Prefeito que, se puder, terminará a construção do Túnel que liga Lemos Cunha ao aprazível bairro do Saco de São Francisco, melhoramento este dependente do Governo Estadual.
Itinerário das linhas 8 e 9 inauguradas
LINHA 8 - Avenida Amaral Peixoto - Rua Marquês do Paraná - Av. Estácio de Sá - Rua Gal. Silvestre Rocha - Rua Lemos Cunha - Rua Joaquim Távora - Praia de Icaraí - Praia das Flexas - Rua Paulo Alves - Rua Presidente Pedreira - Rua Pres. Domiciano - Rua Passo da Pátria - Rua Guilherme Briggs - Rua Visc. do Rio Branco - Avenida Amaral Peixoto.
LINHA 9 - Barcas - Rua Visconde do Rio Branco - Rua Guilherme Briggs - Rua Passo da Pátria - Rua Presidente Domiciano - Rua Presidente Pedreira - Rua Paulo Alves - Praia das Flexas - Praia de Icaraí - Rua Joaquim Távora - Rua Lemos Cunha - Rua Gal. Silvestre Rocha - Av. Estácio de Sá - Rua Marquês do Paraná - Rua Dr. Celestino - Rua da Conceição - Barcas.
Comentários
Postar um comentário