Esta foto, provavelmente de 1951 e colorizada, mostra a
antiga Estação São Paulo, na cidade homônima, fazia parte do roteiro da
Estrada de Ferro Sorocabana, ligando a cidade de São Paulo ao interior e
ao Paraná. Foi inaugurada em 1872 e durou 110 anos.
A estação, em 1951, mudou seu nome para Júlio Prestes. É bem provável que esta foto, originalmente em preto e branco num tom amarelado - como nas fotos da época - tenha sido registrada em função do novo nome.
O nome foi uma homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo (em outros tempos, "presidente" correspondia ao atual posto de governador), Júlio Prestes, que havia concorrido à campanha presidencial de 1930 com Getúlio Vargas, e da qual saiu vitorioso naquele esquema fraudulento da República Velha. Júlio Prestes, representante das oligarquias paulistas, não chegou a ser empossado porque Vargas, o candidato derrotado, iniciou um levante que tornou-se conhecido como a Revolução de 1930. Júlio Prestes faleceu em 1946.
Junto à estação ferroviária, houve também a rodoviária do mesmo nome, que havia sido a Rodoviária de São Paulo, para linhas de ônibus estaduais, interestaduais e até internacionais. A rodoviária continua, mas com linhas urbanas e rodoviárias locais, já que a atual rodoviária é o Terminal Rodoviário do Tietê.
A estação, em 1951, mudou seu nome para Júlio Prestes. É bem provável que esta foto, originalmente em preto e branco num tom amarelado - como nas fotos da época - tenha sido registrada em função do novo nome.
O nome foi uma homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo (em outros tempos, "presidente" correspondia ao atual posto de governador), Júlio Prestes, que havia concorrido à campanha presidencial de 1930 com Getúlio Vargas, e da qual saiu vitorioso naquele esquema fraudulento da República Velha. Júlio Prestes, representante das oligarquias paulistas, não chegou a ser empossado porque Vargas, o candidato derrotado, iniciou um levante que tornou-se conhecido como a Revolução de 1930. Júlio Prestes faleceu em 1946.
Junto à estação ferroviária, houve também a rodoviária do mesmo nome, que havia sido a Rodoviária de São Paulo, para linhas de ônibus estaduais, interestaduais e até internacionais. A rodoviária continua, mas com linhas urbanas e rodoviárias locais, já que a atual rodoviária é o Terminal Rodoviário do Tietê.
Comentários
Postar um comentário