Pular para o conteúdo principal

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA JÚLIO PRESTES

Esta foto, provavelmente de 1951 e colorizada, mostra a antiga Estação São Paulo, na cidade homônima, fazia parte do roteiro da Estrada de Ferro Sorocabana, ligando a cidade de São Paulo ao interior e ao Paraná. Foi inaugurada em 1872 e durou 110 anos.

A estação, em 1951, mudou seu nome para Júlio Prestes. É bem provável que esta foto, originalmente em preto e branco num tom amarelado - como nas fotos da época - tenha sido registrada em função do novo nome.

O nome foi uma homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo (em outros tempos, "presidente" correspondia ao atual posto de governador), Júlio Prestes, que havia concorrido à campanha presidencial de 1930 com Getúlio Vargas, e da qual saiu vitorioso naquele esquema fraudulento da República Velha. Júlio Prestes, representante das oligarquias paulistas, não chegou a ser empossado porque Vargas, o candidato derrotado, iniciou um levante que tornou-se conhecido como a Revolução de 1930. Júlio Prestes faleceu em 1946.

Junto à estação ferroviária, houve também a rodoviária do mesmo nome, que havia sido a Rodoviária de São Paulo, para linhas de ônibus estaduais, interestaduais e até internacionais. A rodoviária continua, mas com linhas urbanas e rodoviárias locais, já que a atual rodoviária é o Terminal Rodoviário do Tietê.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

BOA VIAGEM

Essa fotomontagem, a partir de um original de Thiago Alex, mostra um ônibus da Ciferal Padron Alvorada 89 Scania que a saudosa Boa Viagem Transportes, de Salvador, teve em sua frota. Lembremos que foi o único carro Scania, adquirido junto com alguns Mercedes-Benz, que a empresa obteve nesse ano, já que nos dois anos seguintes é que vieram uma série de veículos Scania, com diferenças de faróis e lanternas.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.