Por incrível que pareça, este ônibus corresponde a uma
então concorrente da Viação Cometa no ramal Rio-São Paulo (sabe-se que
hoje a empresa paulista do grupo JCA pulou fora da linha, transferindo-a
para a associada Expresso do Sul), e não à própria empresa citada.
Trata-se da Expresso Brasileiro, que neste desenho na foto do acervo de Nelson de Barros Pereira Jr. - na verdade um fragmento de um anúncio publicitário publicado na revista Viajando, de janeiro de 1953 - aparece com um veículo GMC 4104, que seria o modelo a ser adquirido pela empresa, não fosse a iniciativa da Cometa, que comprou o mesmo modelo.
Misteriosamente, a compra prometida do belíssimo ônibus não foi efetivada e a Expresso Brasileiro desistiu do modelo provavelmente devido às relações estremecidas com a General Motors diante da rasteira da concorrente.
As vantagens citadas no referido anúncio são de causar entusiasmo:
1. Maior espaço para acondicionamento de bagagem.
2. Suspensão a ar comprimido e consequentemente o melhor molejo do que oferecem as molas metálicas.
3. Aquecimento, ventilação e ar condicionado, funcionando num só sistema, termostaticamente controlados. A circulação de ar é normal tanto no inverno quanto no verão.
4. Linhas exteriores aerodinâmicas, obedecendo o que há de mais funcional no gênero, sem prejuízo na segurança.
5. Interiores decorados de acordo com as exigências do conforto, beleza e estética.
6. Poltronas reclináveis, com maior espaço entre si, permitindo assim melhor comodidade.
Trata-se da Expresso Brasileiro, que neste desenho na foto do acervo de Nelson de Barros Pereira Jr. - na verdade um fragmento de um anúncio publicitário publicado na revista Viajando, de janeiro de 1953 - aparece com um veículo GMC 4104, que seria o modelo a ser adquirido pela empresa, não fosse a iniciativa da Cometa, que comprou o mesmo modelo.
Misteriosamente, a compra prometida do belíssimo ônibus não foi efetivada e a Expresso Brasileiro desistiu do modelo provavelmente devido às relações estremecidas com a General Motors diante da rasteira da concorrente.
As vantagens citadas no referido anúncio são de causar entusiasmo:
1. Maior espaço para acondicionamento de bagagem.
2. Suspensão a ar comprimido e consequentemente o melhor molejo do que oferecem as molas metálicas.
3. Aquecimento, ventilação e ar condicionado, funcionando num só sistema, termostaticamente controlados. A circulação de ar é normal tanto no inverno quanto no verão.
4. Linhas exteriores aerodinâmicas, obedecendo o que há de mais funcional no gênero, sem prejuízo na segurança.
5. Interiores decorados de acordo com as exigências do conforto, beleza e estética.
6. Poltronas reclináveis, com maior espaço entre si, permitindo assim melhor comodidade.
Comentários
Postar um comentário