Pular para o conteúdo principal

EXPRESSO BRASILEIRO

Por incrível que pareça, este ônibus corresponde a uma então concorrente da Viação Cometa no ramal Rio-São Paulo (sabe-se que hoje a empresa paulista do grupo JCA pulou fora da linha, transferindo-a para a associada Expresso do Sul), e não à própria empresa citada.

Trata-se da Expresso Brasileiro, que neste desenho na foto do acervo de Nelson de Barros Pereira Jr. - na verdade um fragmento de um anúncio publicitário publicado na revista Viajando, de janeiro de 1953 - aparece com um veículo GMC 4104, que seria o modelo a ser adquirido pela empresa, não fosse a iniciativa da Cometa, que comprou o mesmo modelo.

Misteriosamente, a compra prometida do belíssimo ônibus não foi efetivada e a Expresso Brasileiro desistiu do modelo provavelmente devido às relações estremecidas com a General Motors diante da rasteira da concorrente.

As vantagens citadas no referido anúncio são de causar entusiasmo:

1. Maior espaço para acondicionamento de bagagem.

2. Suspensão a ar comprimido e consequentemente o melhor molejo do que oferecem as molas metálicas.

3. Aquecimento, ventilação e ar condicionado, funcionando num só sistema, termostaticamente controlados. A circulação de ar é normal tanto no inverno quanto no verão.

4. Linhas exteriores aerodinâmicas, obedecendo o que há de mais funcional no gênero, sem prejuízo na segurança.

5. Interiores decorados de acordo com as exigências do conforto, beleza e estética.

6. Poltronas reclináveis, com maior espaço entre si, permitindo assim melhor comodidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.