Pular para o conteúdo principal

SALVADOR EM 1960

Esta foto é de 1960, e nela vemos os ônibus que aparecem na ocasião, um da Grassi 1959, outro da Metropolitana 1960. Mostra a área da Praça Castro Alves, mas no calçadão próximo à região da Barroquinha. Atualmente, há uma outra calçada no lugar.

A data de 1960 foi confirmada com o cartaz de uma propaganda eleitoral com a expressão "Lott", referente ao então candidato à presidência da República, marechal Henrique Teixeira Lott, o mesmo que em 1955 realizou um contra-golpe para garantir a posse de Juscelino Kubitschek. Na eleição de 1960, Lott perdeu para o ex-governador de São Paulo, Jânio Quadros, que teve um mandato controverso no ano seguinte, interrompido bruscamente com sua renúncia.

Fica para os busófilos de Salvador (Bahia) desvendarem as respectivas empresas dos dois ônibus. Não se sabe quais empresas são. A busologia de Salvador possui, em sua maioria, uma demanda muito jovem, que só conheceu os ônibus soteropolitanos a partir dos anos 80.

Foto do acervo do jornal A Tarde, que na época funcionava nas proximidades. Hoje o jornal é sediado na Av. Tancredo Neves, no novo centro comercial da capital baiana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

VINSA

Esta foto de Mário Custódio, tirada provavelmente em 1990, mostra um ônibus Nielson Diplomata 1982 curto e com motor dianteiro da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no Paraná, estacionado na antiga rodoviária de Ponta Grossa, no mesmo Estado. A rodoviária foi substituída pelo atual terminal que se construiu no lugar da antiga estação.

BARRETO

Vamos relembrar um ônibus modelo Ciferal Fênix 1983 que a Expresso Barreto, de Niterói, teve em sua frota. Eram dois exemplares com motor traseiro e um com motor dianteiro. Aqui vemos um dos dois carros com motor traseiro, NIT.07-101 (o outro era NIT.07-103).

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

BARREIRO DE CIMA

Esta foto, do acervo de Luiz Sérgio, mostra um ônibus da extinta Empresa Barreiro de Cima, de Belo Horizonte, um belo modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975. A foto foi recolorizada e levemente restaurada na medida do possível.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.