Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: PRIMEIRA CORRIDA DO CIRCUITO DA BARRA, 1957

O então tranqüilo bairro da Barra da Tijuca, eventualmente, foi local de corridas automobilísticas, entre o final dos anos 1950 e o decorrer dos anos 1960. Normalmente um bairro para banhistas curtirem a praia com mais sossego, pois as antes tranqüilas Copacabana, Ipanema e Leblon já começavam a se tornar bairros bastante povoados e ruidosos. Mas quando havia corridas, a Barra se tornava um local movimentado.

Hoje a Barra da Tijuca se tornou outro bairro ruidoso e povoado, e agora se prepara para a invasão do povo da Baixada Fluminense (até agora restrita a Itaguaí e arredores ou pelos ônibus da Zona Norte com destino para a Barra que pegavam passageiros vindos da Baixada), com a circulação de linhas originárias de vários municípios da região.

Aqui vemos três fotos, extraídas do site de Anísio Campos, técnico e historiador do automobilismo brasileiro, com o seguinte endereço, referente à sua equipe Obvio - www.obvio.ind.br. A primeira foto mostra as obras de pavimentação do circuito inaugural da Barra da Tijuca, a segunda mostra os preparativos no dia da corrida, e na terceira a largada da competição, com destaque para o histórico piloto brasileiro Chico Landi.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

BOA VIAGEM

Essa fotomontagem, a partir de um original de Thiago Alex, mostra um ônibus da Ciferal Padron Alvorada 89 Scania que a saudosa Boa Viagem Transportes, de Salvador, teve em sua frota. Lembremos que foi o único carro Scania, adquirido junto com alguns Mercedes-Benz, que a empresa obteve nesse ano, já que nos dois anos seguintes é que vieram uma série de veículos Scania, com diferenças de faróis e lanternas.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.