Pular para o conteúdo principal

NITERÓI EM 1961

Nem tudo que ocorreu em Niterói em 1961 se resume à tragédia do circo. Há também imagens positivas da então capital fluminense registradas naquele ano. Elas foram publicadas em diferentes datas no jornal A Noite, do Rio de Janeiro.

A primeira foto, contando de cima para baixo, mostra a Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca, tirada do ponto de vista do Largo Moura, junto ao bairro Caixa d'Água e da ladeira da atual rodovia RJ-104, que no município vai até o bairro de Tribobó. Foi publicada na edição de 16 de fevereiro daquele ano.

Abaixo, a segunda foto mostra um trecho da Rua Noronha Torrezão, no bairro de Cubango, aparentemente sem trânsito de veículos e com casas mais antigas, algumas delas ainda existentes hoje. Nota-se também os trilhos de bondes que passavam pela rua. Foi na edição de 04 de março.

Já a terceira foto mostra o bairro de Pendotiba, destacando a antiga Estrada da Cachoeira, hoje Av. Rui Barbosa, que já naquela época dava na Estrada Caetano Monteiro completando a ligação entre o bairro de São Francisco e a atual rodovia RJ-106, que liga Tribobó ao município de Macaé, na Região dos Lagos. Publicada na edição de 08 de março.

Mais abaixo, vemos a Av. Amaral Peixoto (ou Av. Ernâni do Amaral Peixoto, em homenagem a um político do PSD, genro de Getúlio Vargas e que estava vivo e atuante na época), no trecho junto à esquina com a então rua, e hoje avenida, Visconde do Rio Branco, destacando os ônibus da Auto Viação Fluminense que paravam naquele trecho da avenida. Publicada na edição de 06 de março.



Comentários

  1. A Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) não passa por Cabo Frio. Ela sai de Tribobó, passa pelo Rio do Ouro, Serra do Calaboca, Inoã, centro de Maricá, entrada de Ponta Negra, Serra de Mato Grosso, Sampaio Corrêa, Bacaxá, entrada de Praia Seca, centro de Araruama, trevo da Gigi, Iguabinha, Iguaba Grande, balneário de São Pedro da Aldeia, trevo de São Pedro, entrada de Búzios, Tamoios, Barra de São João, centro de Rio das Ostras, Mar do Norte, Lagoa de Imboassica, Praia dos Cavaleiros, centro de Macaé, Barra de Macaé, São José do Barreto e vai até o Lagomar, onde começa a rodovia RJ-178.

    ResponderExcluir
  2. Informação corrigida. Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  3. O acervo de Mário Hugo inclui as três primeiras fotos, a quarta é que se originou de uma foto de imprensa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA

A Auto Ônibus Brasília, de Niterói, também teve o modelo Ciferal Padron Alvorada 86, conforme as fotomontagens reconstituem. A empresa contou com quatro veículos desse modelo em tamanho longo, um deles para linhas municipais, outros três para a linha 457M Cova da Onça / Niterói (renumerada, nos últimos anos, como a municipal 67 Cova da Onça / Centro).

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa do Norte, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

LIMOUSINE CARIOCA

Esta foto que Donald Hudson registrou quando estava no bairro do Castelo, no Rio de Janeiro, em 1982, mostra em primeiro plano um ônibus CAIO Corcovado que a Limousine Carioca, de Duque de Caxias, teve em sua frota. Um clássico dos ônibus rodoviários interurbanos.

CMTC

Esta foto de Barry Blumstein de 1975 mostra um ônibus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, um modelo trolebus Metropolitana Mônica 1966 circulando na linha 107 para o Tucuruvi, hoje 107T-10 Metrô Tucuruvi/ Terminal Pinheiros. O ônibus estava circulando num trecho da capital paulista, 

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta outra foto é raridade absoluta, com um ônibus da Expresso Princesa dos Campos atravessando um rio, provavelmente na altura de Ponta Grossa, no interior do Paraná, cidade sede da empresa, e no ano de 1960. A raridade se reforça pelo fato da foto original ser em preto e branco e ter sido colorizada por mim com exclusividade.

CAMPOS GERAIS

Esta foto, do acervo do Museu Cenas e da coleção do pesquisador Moisés Francisco, mostra um ônibus da Viação Campos Gerais, de Ponta Grossa, com um modelo Marcopolo Torino 89, possivelmente de um lote posterior, percorrendo uma área rural da cidade paranaense. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

NORMANDY

Esta postagem mostra a tendência do Grupo Guanabara transferir as sedes das empresas. Vemos uma foto da Normandy do Triângulo, com seu modelo Nielson Diplomata 1982, registrada por Alessandro Alves da Costa na fábrica da encarroçadora. A Normandy foi uma empresa sediada em Santos, no litoral paulista (Baixada Santista), mas hoje ela está sediada no Rio de Janeiro, atuando em linhas municipais da empresa. Essa mudança sugere o que irá ocorrer com a Expresso Guanabara já no próximo ano, trocando a sede de Fortaleza para o Rio de Janeiro. Falando em próximo ano, desejamos a todos um Feliz 2025!! Estamos juntos!!

SALVADOR, BOULEVARD AMERICANO

Em mais uma montagem vintage, mostramos desta vez a cidade de Salvador, na Bahia, com o Boulevard Americano, reduto de edifícios antigos no bairro da Fonte Nova, próximo do Dique do Tororó, aparece aqui em foto emulando o ano de 1961, no qual houve algumas alterações nos edifícios e a colocação de três automóveis no cenário: Chevrolet Belair 1957, Volkswagen Fusca 1959 e Chevrolet Impala 1959.

CMTC

 Em outra foto de Barry Blumstein, vemos outro trólebus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), modelo Metropolitana Mônica 1966, passando pelo Centro de São Paulo em 1975.

NORDESTE

Esta foto mostra a Expresso Nordeste, de Campo Mourão, no interior do Paraná, com seu imponente veículo Nielson Diplomata 1977 Scania, que marcou história na empresa paranaense que hoje segue firme e forte.