Pular para o conteúdo principal

CONSTELLATION, AVIÃO DA PANAIR

A Panair foi uma histórica empresa brasileira de aviação. Surgida através de uma franquia da empresa norte-americana Pan-American (conhecida como Pan-Am), a Panair tinha à frente o empresário Mário Wallace Simonsen. Não confundi-lo com o economista, também empresário e especialista em música clássica Mário Henrique Simonsen e que havia sido ministro e destacado economista durante a ditadura militar.

Mário Wallace também foi dono da TV Excelsior, laboratório de inovações na TV brasileira, depois imitado pela Rede Globo, mas dentro do contexto da ditadura. A ditadura perseguiu Mário Wallace, forçando a falência da Panair e da TV Excelsior, sendo a primeira extinta em 1965 e a segunda, em 1970. Mas Mário Wallace, deprimido, se suicidou em 1968.

A Panair era tão imponente que sua extinção comoveu muita gente, e virou até música de Milton Nascimento e poema de Fernando Brant, cantados na voz de Elis Regina. Até hoje muitos sentem saudades da empresa. E aqui mostramos uma foto de um modelo lançado em 1950, o Constellation, avião considerado muito moderno até oito anos depois, como registra Joaquim Ferreira dos Santos no livro "Feliz 1958: O ano que não devia terminar". Muitos tentam reaver na justiça os danos correspondentes à extinção da empresa, que deixou vários desempregados.

A foto foi originalmente publicada na revista Brasil Constrói, de 1950.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

GRASSI GOVERNADOR

Esta foto de 1974, do Arquivo Público do Distrito Federal, mostra um ônibus da Viação Alvorada, de Brasília, circulando pela cidade-satélite de Ceilândia. Um tanto surrado na ocasião, o veículo também teve os faróis mudados a pedido da empresa.