Esta foto, de uma edição da revista Quatro Rodas de 1962, mostra um belo ônibus da Empresa de Ônibus Alto da Mooca, histórica empresa de São Paulo, modelo CAIO Bossa Nova, chassis GMC ODC 210.
O GM ODC-210 foi produzido em São Caetano do Sul, com o conjunto chassis/motor/câmbio importados dos EUA, entre 1951 e 1955. Em 1951 saiu a versão urbana. A versão rodoviária chegou apenas em 1953. Abs Roberto Zulkiewicz
Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.
Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.
Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont. As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.
Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer. Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.
Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.
Esta foto mostra um ônibus Cirb Rodoviário de 1968 restaurado pela Turismo Santa Rita, empresa de São Paulo especializada em recuperar ônibus antigos para exposição.
Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.
Mais uma foto baseada nas informações de pintura trazidas por Eduardo Ferreira no Facebook. Desta vez, a Viação Pendotiba aparece aqui com um ônibus modelo Metropolitana Ipanema 1974 que a empresa niteroiense teve em sua frota. Um clássico!
Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.
Esta montagem reconstitui um ônibus monobloco Mercedes-Benz O-364 que a Transur, antiga empresa estatal de Salvador, Bahia, teve em sua frota. Durante um tempo, a Transur operou a linha 1213 Conjunto ACM / Barroquinha (Via Resgate).
Na verdade o chassis deste ônibus é um ODC 210 GM produzido na fáfrica da GM de São Caetano do Sul emtre 1949 e 1955.
ResponderExcluirO GM ODC-210 foi produzido em São Caetano do Sul, com o conjunto chassis/motor/câmbio importados dos EUA, entre 1951 e 1955. Em 1951 saiu a versão urbana. A versão rodoviária chegou apenas em 1953. Abs Roberto Zulkiewicz
ResponderExcluirEsse Caio Bossa Nova utiliza chassis do GM ODC-210 e foi repotenciado com Cummins. Abs
ResponderExcluirRoberto Zulkiewicz