Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA

Pela primeira vez mostramos a Viação Santa Rosa, lendária empresa de Niterói, que havia sido extinta em 1963 pela pressão da concorrência da SERVE. A foto que vemos foi publicada no jornal O Fluminense de 28 de julho daquele ano e mostrava a garagem da empresa.

A Viação Santa Rosa surgiu por volta de 1942 e estava operando com 14 carros uma única linha, a antiga 29 Santa Rosa / Cidade, que ligava o fim de linha de Santa Rosa, no Viradouro, até o Centro Sul, nas Barcas.

A linha passava pelo Largo do Marrão e pelo Rink, mais ou menos o que começou a fazer a então recente linha 11 Santa Rosa / Centro, da SERVE. Com isso, a pressão política fez a Viação Santa Rosa fechar as portas e chegou-se a haver um protesto de moradores, indignados com a substituição dos 14 carros da Santa Rosa por seis da SERVE. Um abaixo-assinado chegou a ser feito.

Hoje, nem a 11 existe mais. Do ramal Centro X Santa Rosa, via Largo do Marrão, o que temos hoje de mais próximo (descontando linhas com destino mais longínquo) é a linha 40 Maceió / Centro, da Viação Pendotiba. A linha já existia na época, pela Viação Fortaleza.

A garagem da Viação Santa Rosa mostra veículos da Carbrasa 1959 e Grassi Argonauta, na frente, e, entre outros mais atrás, se destaca um "bicudinho" da Mercedes-Benz O-321.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

BOA VIAGEM

Essa fotomontagem, a partir de um original de Thiago Alex, mostra um ônibus da Ciferal Padron Alvorada 89 Scania que a saudosa Boa Viagem Transportes, de Salvador, teve em sua frota. Lembremos que foi o único carro Scania, adquirido junto com alguns Mercedes-Benz, que a empresa obteve nesse ano, já que nos dois anos seguintes é que vieram uma série de veículos Scania, com diferenças de faróis e lanternas.