Pular para o conteúdo principal

INGÁ

Esta é uma foto montagem, possivelmente com licença poética sobre os primórdios da Auto Lotação Ingá. Ainda assim ela ilustra a postagem feita para informar sobre a origem da empresa, divulgada pelo jornal O Fluminense de 07 de dezembro de 1957.

A montagem simula, pelo menos de forma hipotética, um modelo Maroto 1960 das Carrocerias Metropolitana passando por Icaraí, na altura da Praça Getúlio Vargas (entre a Reitoria da UFF e o Cine Icaraí), com as cores que a Ingá teve entre os anos 1960 e 1980.

Nesta edição, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a Ingá surgiu operando o ramal Centro-Fonseca via Icaraí, passando pelo Ingá e pela Praia de Icaraí, indo para a Alameda São Boaventura através da Rua 22 de Novembro, o que vem a ser o embrião da atual linha 43-1.

O percurso descrito na época era:

CIRCULAR: Av. Ernâni do Amaral Peixoto (sentido Barcas-Antônio Pedro) - Rua Visconde de Itaboraí (na verdade, Rua Maestro Felício Toledo) - Rua da Conceição - Rua Acad. Walter Gonçalves - Praça do Rink - Rua Gen. Andrade Neves - Rua São Sebastião - Rua Dr. Paulo Alves - Praia das Flechas (hoje Praia João Caetano) - Praia de Icaraí (hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres) - Rua Mariz e Barros - Rua Santa Rosa - Rua Noronha Torrezão - Rua 22 de Novembro - Alameda São Boaventura - Av. Feliciano Sodré - Rua Visconde do Rio Branco (hoje avenida) - Av. Ernâni do Amaral Peixoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

CERMAVA, CHASSIS MACK

Esta fotocópia de um registro original da Cermava, de fevereiro de 1950, mostra um modelo rodoviário da época, com chassis da montadora estadunidense Mack. O ônibus foi destinado para a empresa mineira EVA, Empresa de Viação Automobilística. Uma relíquia histórica dos ônibus do passado. A divulgação é do Lexicar Brasil.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

WOLFRAM

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um ônibus da antiga empresa Wolfram, de Blumenau, interior de Santa Catarina, com um modelo rodoviário Carbrasa 1957 Volvo.