Pular para o conteúdo principal

INGÁ

Esta é uma foto montagem, possivelmente com licença poética sobre os primórdios da Auto Lotação Ingá. Ainda assim ela ilustra a postagem feita para informar sobre a origem da empresa, divulgada pelo jornal O Fluminense de 07 de dezembro de 1957.

A montagem simula, pelo menos de forma hipotética, um modelo Maroto 1960 das Carrocerias Metropolitana passando por Icaraí, na altura da Praça Getúlio Vargas (entre a Reitoria da UFF e o Cine Icaraí), com as cores que a Ingá teve entre os anos 1960 e 1980.

Nesta edição, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a Ingá surgiu operando o ramal Centro-Fonseca via Icaraí, passando pelo Ingá e pela Praia de Icaraí, indo para a Alameda São Boaventura através da Rua 22 de Novembro, o que vem a ser o embrião da atual linha 43-1.

O percurso descrito na época era:

CIRCULAR: Av. Ernâni do Amaral Peixoto (sentido Barcas-Antônio Pedro) - Rua Visconde de Itaboraí (na verdade, Rua Maestro Felício Toledo) - Rua da Conceição - Rua Acad. Walter Gonçalves - Praça do Rink - Rua Gen. Andrade Neves - Rua São Sebastião - Rua Dr. Paulo Alves - Praia das Flechas (hoje Praia João Caetano) - Praia de Icaraí (hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres) - Rua Mariz e Barros - Rua Santa Rosa - Rua Noronha Torrezão - Rua 22 de Novembro - Alameda São Boaventura - Av. Feliciano Sodré - Rua Visconde do Rio Branco (hoje avenida) - Av. Ernâni do Amaral Peixoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.