A foto que vemos, extraída do jornal A Noite, de 05 de janeiro de 1961, mostra três trolebuses adquiridos da Europa que antecederam a remessa de 200 (na verdade, 199, pois um acabou caindo no transporte na Zona Portuária, sendo inutilizado) estacionados em algum galpão da Zona Portuária, no Rio de Janeiro, naquele ano.
A iniciativa era do governo do Estado da Guanabara, da parte da Secretaria de Viação e Obras (equivalente à de Transportes e de Urbanismo numa mesma pasta), e naquela ocasião não havia previsão de quando os trolebuses iriam circular, substituindo os bondes "mata-paulistas", apelido assim conhecido porque surpreendiam os pedestres desavisados, talvez turistas de São Paulo, rodando em sentido contrário dos veículos comuns.
A frota correspondia à então recente empresa Companhia de Transportes Coletivos, a famosa CTC (CTC-GB e CTC-RJ).
A iniciativa era do governo do Estado da Guanabara, da parte da Secretaria de Viação e Obras (equivalente à de Transportes e de Urbanismo numa mesma pasta), e naquela ocasião não havia previsão de quando os trolebuses iriam circular, substituindo os bondes "mata-paulistas", apelido assim conhecido porque surpreendiam os pedestres desavisados, talvez turistas de São Paulo, rodando em sentido contrário dos veículos comuns.
A frota correspondia à então recente empresa Companhia de Transportes Coletivos, a famosa CTC (CTC-GB e CTC-RJ).
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