Pular para o conteúdo principal

BRAÇANÃ

Esta relíquia publicada na Última Hora de 28 de outubro de 1960 e descoberta pelos pesquisadores Marcelo Prazs e Hugo Caramuru mostra a extinta Expresso Braçanã, com um modelo urbano CIRB da época, com máscara de caminhão Mercedes-Benz.

A empresa niteroiense surgiu para operar na linha 31, então ligando a Rua Beltrão, em Santa Rosa, ao Centro. Mais tarde, a linha, prolongada para o bairro portuário de Ponta d'Areia, passou para a Viação Jurujuba, Transportes Beltrão e, em 1970, para a Ingá (hoje castigada pelo fardão da Prefeitura). 

O ramal, nos anos 1960, competia com a antiga linha 54 Vital Brazil / Vila Pereira Carneiro, explorada pela SERVE por bonde e depois por ônibus, passando para a Rápido Vital Brazil. Os motoristas da 31 e 54 disputavam passageiros e não eram raros os desentendimentos e os "pegas" entre os veículos. Em 1970 a Auto Lotação Ingá fundiu as duas linhas para a atual 31.

Em todo caso, a linha 31 permanece hoje firme e forte, apesar de seu serviço estar prejudicado pela constante violência que atinge o entorno do Viradouro, Vital Brazil e Morro do Beltrão, que faz os veículos em geral mudarem suas rotas ou evitarem seguir o tráfego.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

GRASSI GOVERNADOR

Esta foto de 1974, do Arquivo Público do Distrito Federal, mostra um ônibus da Viação Alvorada, de Brasília, circulando pela cidade-satélite de Ceilândia. Um tanto surrado na ocasião, o veículo também teve os faróis mudados a pedido da empresa.