Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, PRAÇA SECA, 1920

Lamentavelmente prejudicada pela intensa violência, a vida dos moradores da Praça Seca, bairro que faz ligação entre Jacarepaguá, na Zona Oeste, a Madureira, na Zona Norte, chegou a ter uma vida mais pacata, na condição de um bairro em urbanização incipiente, num tempo em que os atuais subúrbios eram bairros rurais.

O trecho que vemos, nesta foto de 1920, é a Rua Cândido Benício, logradouro principal do bairro e tronco de ligação entre Madureira e Jacarepaguá, no trecho em que se encontra com a Praça Barão da Taquara. Nota-se um conjunto de casas nas quais havia vários estabelecimentos comerciais.

O movimento pacato fazia com que um cidadão pudesse atravessar tranquilo a rua, coisa muito arriscada nos dias atuais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

MANGARATIBA

Esta foto mostra um modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975 em versão interurbana, que fez parte da frota da Expresso Mangaratiba.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.