Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, CADEG

Complementando a postagem anterior, resolvi fazer uma montagem reconstituindo o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG) nos primórdios em 1962, inserindo um caminhão Ford F-600 na paisagem e colorizando uma foto em preto e branco. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAUÁ

Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.

DANÚBIO AZUL

Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.

MOSA

Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont.  As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.

EXPRESSO DE LUXO

Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer.  Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

CIRB RODOVIÁRIO

Esta foto mostra um ônibus Cirb Rodoviário de 1968 restaurado pela Turismo Santa Rita, empresa de São Paulo especializada em recuperar ônibus antigos para exposição.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

PENDOTIBA

Mais uma foto baseada nas informações de pintura trazidas por Eduardo Ferreira no Facebook. Desta vez, a Viação Pendotiba aparece aqui com um ônibus modelo Metropolitana Ipanema 1974 que a empresa niteroiense teve em sua frota. Um clássico!

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

AUTOVIÁRIA

Esta foto, possivelmente de 1980, da Rua José Joaquim Seabra (vulgo J. J. Seabra), na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, mostra em primeiro plano um ônibus da Companhia Autoviária da Bahia, um modelo Metropolitana Onuf 1972 que marcou a memória dos busólogos baianos. Infelizmente, atualmente a Baixa dos Sapateiros vive uma dramática decadência depois que muitas das linhas foram retiradas do local, na mania insana da Prefeitura de Salvador superestimar e levar ao extremo a baldeação do Bilhete Único do sistema de ônibus municipal. A área, hoje, não só teve lojas fechadas como se torna bastante perigosa para o deslocamento dos transeuntes, sobretudo aqueles que se dirigem ao Centro Histórico.