Este é um exemplo de uma arquitetura que, mesmo que se afirme como contemporânea, guarda um forte ar retrô. Por incrível que pareça, o Edifício Maria Ângela Lucena, situado na praia de Boa Viagem, em Recife, segue, acidentalmente, uma estética de 1962, por três motivos muito simples. O edifício foi inaugurado em 2011 no lugar de parte do antigo Hotel Boa Viagem.
Primeiro, é uma estética que remete aos desenhos dos Jetsons, a famosa criação da produtora estadunidense Hanna-Barbera Productions, lançado naquele ano. É só observar o desenho do muro das varandas e o formato do edifício que se lembrará do saudoso seriado de desenho animado.
Segundo, note a parte das janelas da parte esquerda do edifício (vista à direita, no ponto de vista da foto), que aproveita a estética muito comum dos edifícios comerciais que foram construídos naquele ano de 1962.
Terceiro, numa época em que os edifícios têm como nomes palavras em inglês como "One", "Prime", "Flat", "Resort", "Square" etc, o prédio de Recife segue a antiga fórmula de usar um nome feminino, como nos edifícios que existiam até 1962.
Comentários
Postar um comentário