Pular para o conteúdo principal

TRENS DE BELO HORIZONTE, EM 1970

Essa foto, extraída do blog Trem Noturno Rio Doce da Estrada de Ferro Vitória a Minas - Companhia Vale do Rio Doce (nome longo, hein?), é do acervo de Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo, que fotografou esta estação ferroviária de Belo Horizonte, a Estação Central , em 1970.

Segue o comentário escrito pelo internauta Marcos Ribeiro no antigo fotolog do Fotopages:

"Certo, Estação Ferroviaria de Belo Horizonte vendo o predio em construção da Escola de Engenharia da UFMG.Trens estacionados da RFFSA possivelmente o trem para Montes Claros chamado¨ sertão¨ e com reflexo o Inox do Vera Cruz destino Rio de Janeiro e ao fundo vagões de animais para o matadouro bairro São Paulo ou Frimisa em Santa Luzia.No canto inferior os trilhos da extinta famosa Rede Mineira de Viação que pertenceu ao governo mineiro oficina principal em Divinopolis com trafego para o Triangulo Mineiro,Goias, sul de Minas e Barra Mansa no estado do Rio.Os trens da EF Vitoria Minas só chegaram em Belo Horizonte apos anos 2000. Na epoca da foto ia de ônibus até Nova Era para embarcar para Vitoria.Seus trens recentemente foram repintado de verde constando só o nome VALE. 

Os trilhos de B. Horizonte para o Rio de Janeiro são 200 quilometros a mais que a rodovia.Distancias 638 de trem,429 de carro,360 de oleoduto e 310 aerea.A ferrovia tem na engenharia da estrada o raio de curva e nivelamento do leito da via.Por ser região montanhosa a linha trafega ao lado de rios e contorna a serra.Já a rodovia contorna a montanha ou sobe e desce.A facilidade do veiculos rodoviarios reduz a distancia mas nada supera a economia do ferroviario".



Comentários

  1. A estação é a Central, no coração de BH. Andei em todos esses trens (de passageiros) e luto para o seu regresso, veja www.ongtrem.org.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.