Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO ANTES DA AV. PRES. VARGAS

Estas duas fotos, do acervo do portal Alma Carioca, mostram o centro do Rio de Janeiro, então capital do Distrito Federal, em duas fotos anteriores ao funcionamento pleno e hoje bastante rotineiro da Avenida Presidente Vargas, que havia sido em parte cenário para os recentes protestos populares na Cidade Maravilhosa.

A primeira delas é relíquia absoluta, porque mostra um grande e movimentado bairro popular que existia antes da construção da avenida. Nele haviam diversos tipos de residências, casas comerciais e mais de uma igreja, das quais só resta hoje a imponente Igreja da Candelária. A outra, a de São Pedro dos Clérigos, foi demolida, com peças remanescentes transformadas em relíquias de museu.

A foto data de 1940, um dos últimos anos desse bairro, que chegou a ter uma rua chamada padre José Maurício, em homenagem ao hoje esquecido padre e compositor José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Atualmente uma rua da Penha tem este nome.

Com as obras, indicadas na foto de 1944, já com o desenho da atual avenida, várias ruas e locais foram "cortados", como a Praça da República (ou Campo de Santana), que antes se "encostava" na Central do Brasil, e a rua Visconde de Itaboraí e a Av. Passos estão entre as que foram "rachadas" pela avenida, sendo a Visconde de Itaboraí sem mais uma continuidade de tráfego.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

CERMAVA, CHASSIS MACK

Esta fotocópia de um registro original da Cermava, de fevereiro de 1950, mostra um modelo rodoviário da época, com chassis da montadora estadunidense Mack. O ônibus foi destinado para a empresa mineira EVA, Empresa de Viação Automobilística. Uma relíquia histórica dos ônibus do passado. A divulgação é do Lexicar Brasil.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

WOLFRAM

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um ônibus da antiga empresa Wolfram, de Blumenau, interior de Santa Catarina, com um modelo rodoviário Carbrasa 1957 Volvo.