Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO ANTES DA AV. PRES. VARGAS

Estas duas fotos, do acervo do portal Alma Carioca, mostram o centro do Rio de Janeiro, então capital do Distrito Federal, em duas fotos anteriores ao funcionamento pleno e hoje bastante rotineiro da Avenida Presidente Vargas, que havia sido em parte cenário para os recentes protestos populares na Cidade Maravilhosa.

A primeira delas é relíquia absoluta, porque mostra um grande e movimentado bairro popular que existia antes da construção da avenida. Nele haviam diversos tipos de residências, casas comerciais e mais de uma igreja, das quais só resta hoje a imponente Igreja da Candelária. A outra, a de São Pedro dos Clérigos, foi demolida, com peças remanescentes transformadas em relíquias de museu.

A foto data de 1940, um dos últimos anos desse bairro, que chegou a ter uma rua chamada padre José Maurício, em homenagem ao hoje esquecido padre e compositor José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Atualmente uma rua da Penha tem este nome.

Com as obras, indicadas na foto de 1944, já com o desenho da atual avenida, várias ruas e locais foram "cortados", como a Praça da República (ou Campo de Santana), que antes se "encostava" na Central do Brasil, e a rua Visconde de Itaboraí e a Av. Passos estão entre as que foram "rachadas" pela avenida, sendo a Visconde de Itaboraí sem mais uma continuidade de tráfego.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

BARRETO

Vamos relembrar um ônibus modelo Ciferal Fênix 1983 que a Expresso Barreto, de Niterói, teve em sua frota. Eram dois exemplares com motor traseiro e um com motor dianteiro. Aqui vemos um dos dois carros com motor traseiro, NIT.07-101 (o outro era NIT.07-103).

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

NORMANDY

Esta postagem mostra a tendência do Grupo Guanabara transferir as sedes das empresas. Vemos uma foto da Normandy do Triângulo, com seu modelo Nielson Diplomata 1982, registrada por Alessandro Alves da Costa na fábrica da encarroçadora. A Normandy foi uma empresa sediada em Santos, no litoral paulista (Baixada Santista), mas hoje ela está sediada no Rio de Janeiro, atuando em linhas municipais da empresa. Essa mudança sugere o que irá ocorrer com a Expresso Guanabara já no próximo ano, trocando a sede de Fortaleza para o Rio de Janeiro. Falando em próximo ano, desejamos a todos um Feliz 2025!! Estamos juntos!!

SALVADOR, BARRA, 1957

Esta foto, do acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra o bairro da Barra, em Salvador, com suas residências e, ao fundo, o Farol da Barra e o Edifício Oceânia, no ano de 1957. Na orla se vê o antigo trecho da Av. Oceânica que desde há alguns anos se transformou em um calçadão. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

NORDESTE

Esta foto mostra a Expresso Nordeste, de Campo Mourão, no interior do Paraná, com seu imponente veículo Nielson Diplomata 1977 Scania, que marcou história na empresa paranaense que hoje segue firme e forte.

JACAREÍ

Esta foto do acervo de Roberto Santana mostra um ônibus Nielson Diplomata 1982 da Viação Jacareí, empresa de São José dos Campos - apesar do nome remeter a outra cidade - , que então estava destinado ao fretamento de funcionários de uma fábrica da Panasonic.

BARREIRO DE CIMA

Esta foto, do acervo de Luiz Sérgio, mostra um ônibus da extinta Empresa Barreiro de Cima, de Belo Horizonte, um belo modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975. A foto foi recolorizada e levemente restaurada na medida do possível.

LIMOUSINE CARIOCA

Esta foto de 1970 de Augusto Antônio dos Santos mostra a garagem da Empresa de Transportes Limousine Carioca, em Duque de Caxias, destacando, em primeiro plano, um modelo Mercedes-Benz O-352 que fez parte da frota dessa importante empresa, atuante até hoje na ligação entre sua cidade-sede e a cidade do Rio de Janeiro.

RPINCESA DOS CAMPOS

Vamos relembrar esse imponente ônibus Nielson Diplomata 1982 Scania que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.