Pular para o conteúdo principal

NITERÓI EM 1966 E 1967

Estas fotos são de cartões postais publicados em 1966 e 1967 mostrando áreas de Niterói. São relíquias que fazem parte da coleção de Sérgio Luiz Siqueira Silva.

A primeira foto mostra a Praça Araribóia, em 1966, com o prédio da Estação das Barcas numa concepção bem moderna para a época. No canto inferior esquerdo, dois ônibus: um da Mercedes Benz O-321 da SERVE dobrando a Av. Amaral Peixoto, e, atrás dele, um ônibus da Rápido Vital Brazil, que servia a antiga linha 54 (sem relação com a atual), ligando Vital Brazil à Vila Pereira Carneiro. 

Lembremos que essa 54, diferente da atual que opera na Região Oceânica, disputava com a linha 31, então Beltrão x Cidade, num desempenho conflituoso entre os motoristas. Em 1970 as duas linhas se fundiram na atual 31 da Auto Lotação Ingá.

A segunda foto mostra o Ponto Cem Réis, no bairro São Lourenço, no começo da Alameda São Boaventura. Na Alameda, em direção ao centro niteroiense, há dois ônibus, um da Metropolitana 1966 da Auto Lotação Ingá - linha 43 Fonseca / Icaraí / Centro (via 22 de Novembro), atualmente servida pela mesma - e um Cermava 1964 da Auto Viação Fluminense, possivelmente na linha 21 Fonseca / Centro. Já na Rua Benjamin Constant (que atravessa a Alameda até o Barreto), vemos uma Carbrasa 1964 da Expresso Barreto, na conhecida linha 42 Barreto / Centro (hoje correspondente à linha-mãe, via Rua Marechal Deodoro).

A terceira foto, também de 1967, mostra o Valonguinho, no Centro Sul niteroiense, com destaque para o estacionamento, diante do DCE da Universidade Federal Fluminense. Junto à Mesbla, passam três ônibus, possivelmente dois da SERVE e um da Expresso Miramar. O estacionamento de carros foi reativado há alguns anos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

GRASSI GOVERNADOR

Esta foto de 1974, do Arquivo Público do Distrito Federal, mostra um ônibus da Viação Alvorada, de Brasília, circulando pela cidade-satélite de Ceilândia. Um tanto surrado na ocasião, o veículo também teve os faróis mudados a pedido da empresa.