Pular para o conteúdo principal

NITERÓI EM 1966 E 1967

Estas fotos são de cartões postais publicados em 1966 e 1967 mostrando áreas de Niterói. São relíquias que fazem parte da coleção de Sérgio Luiz Siqueira Silva.

A primeira foto mostra a Praça Araribóia, em 1966, com o prédio da Estação das Barcas numa concepção bem moderna para a época. No canto inferior esquerdo, dois ônibus: um da Mercedes Benz O-321 da SERVE dobrando a Av. Amaral Peixoto, e, atrás dele, um ônibus da Rápido Vital Brazil, que servia a antiga linha 54 (sem relação com a atual), ligando Vital Brazil à Vila Pereira Carneiro. 

Lembremos que essa 54, diferente da atual que opera na Região Oceânica, disputava com a linha 31, então Beltrão x Cidade, num desempenho conflituoso entre os motoristas. Em 1970 as duas linhas se fundiram na atual 31 da Auto Lotação Ingá.

A segunda foto mostra o Ponto Cem Réis, no bairro São Lourenço, no começo da Alameda São Boaventura. Na Alameda, em direção ao centro niteroiense, há dois ônibus, um da Metropolitana 1966 da Auto Lotação Ingá - linha 43 Fonseca / Icaraí / Centro (via 22 de Novembro), atualmente servida pela mesma - e um Cermava 1964 da Auto Viação Fluminense, possivelmente na linha 21 Fonseca / Centro. Já na Rua Benjamin Constant (que atravessa a Alameda até o Barreto), vemos uma Carbrasa 1964 da Expresso Barreto, na conhecida linha 42 Barreto / Centro (hoje correspondente à linha-mãe, via Rua Marechal Deodoro).

A terceira foto, também de 1967, mostra o Valonguinho, no Centro Sul niteroiense, com destaque para o estacionamento, diante do DCE da Universidade Federal Fluminense. Junto à Mesbla, passam três ônibus, possivelmente dois da SERVE e um da Expresso Miramar. O estacionamento de carros foi reativado há alguns anos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

MANGARATIBA

Esta foto mostra um modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975 em versão interurbana, que fez parte da frota da Expresso Mangaratiba.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.