Pular para o conteúdo principal

COMÍCIO DA CENTRAL DO BRASIL FAZ 50 ANOS

As fotos, de 50 anos atrás, correspondem ao dia 13 de março de 1964, publicadas na imprensa no dia 14. Era uma sexta-feira treze, que acabou dando azar para o país, uma vez que o comício do então presidente da República, João Goulart, diante da estação ferroviária da Central do Brasil, no centro carioca, irritou a direita por prometer levar na prática as temidas reformas de base (que, passado o tempo, não eram muito diferentes do projeto do governo Lula, hoje em dia).

No dia 19, a direita reagiu com a Marcha Deus e Liberdade, no Vale do Anhangabaú, e, no dia 01 de abril - os militares creditam o dia anterior - foi instaurado o golpe militar que gerou a ditadura de lamentável lembrança.

Mas aqui só mostramos as fotos do comício da Central, que, além de ter Jango, Miguel Arraes e Leonel Brizola no evento, tinha também o então líder estudantil José serra, então presidente da UNE, muito distante ideologicamente do hoje governador de São Paulo de perfil conservador.

Na terceira foto, do arquivo da Última Hora que eu escaneei de um livro sobre o jornal publicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foto que aqui aparece em destaque, há um ônibus, visto à direita, circulando pela antiga linha 341 Jardim América / Tiradentes, substituída pela 342 Castelo / Jardim América que foi da Paraense até o início dos anos 90, quando depois passou para a Auto Diesel e esta para a Pavunense.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

BOA VIAGEM

Essa fotomontagem, a partir de um original de Thiago Alex, mostra um ônibus da Ciferal Padron Alvorada 89 Scania que a saudosa Boa Viagem Transportes, de Salvador, teve em sua frota. Lembremos que foi o único carro Scania, adquirido junto com alguns Mercedes-Benz, que a empresa obteve nesse ano, já que nos dois anos seguintes é que vieram uma série de veículos Scania, com diferenças de faróis e lanternas.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.