Pular para o conteúdo principal

SALVADOR, PRAÇA DA SÉ, 1959

Prosseguindo a comemoração dos 465 anos de Salvador, mostramos uma foto da capital baiana em 1959, quando a Praça da Sé tinha um terminal de ônibus e os veículos em geral tinham acesso até o Terreiro de Jesus. Hoje a Praça da Sé está modernizada (no mesmo estilo da Praça XV do Rio de Janeiro da fase "mergulhão") e os ônibus foram jogados para retornar pela rua próxima à igreja do Senhor dos Passos, na altura da Praça Municipal e do acesso para a Barroquinha.

É uma das raras fotos com ônibus soteropolitanos em épocas bem antigas, porque Salvador tem sua peculiaridade, para o bem e para o mal. A busologia é recente, dos anos 90 para cá, e a maior parte do acervo busólogo com empresas de ônibus identificadas vai dos anos 80 em diante (os cariocas, em compensação, já pescam informações e fotos mais antigas).

Em tempos que o transporte coletivo da capital baiana está uma bosta - ônibus de visual branco, bancos duros, distribuição confusa de empresas em linhas de ônibus por área e a solução 171 para a carência dos transportes que são as "frotas reguladoras", vale recordar os tempos em que Salvador tinha um sistema de ônibus mais decente.

Em tempo: na Praça da Sé, sabe-se pelo menos que a Viação Ipitanga - empresa que cheguei a ver pessoalmente até a primeira metade dos anos 90 - serviu a linha "Graça - Praça da Sé", atualmente conhecida pelo código 0605. Mas, quando eu vivi em Salvador (1990-2008), a 0605 já estava nas mãos de outra empresa, a Vibemsa (que, na partilha, deu a 0605 para a atual operadora, Rio Vermelho), e a Ipitanga terminou seus dias servindo linhas de Brotas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.