Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, AV. PRINCESA ISABEL, 1970

Esta foto, do acervo de Luiz D, mostra a famosa avenida que fica na divisa entre Leme e Copacabana e que dá no Túnel Novo, que na verdade são dois túneis, o Engenheiro Coelho Cintra, que liga Botafogo a Copacabana, e o Engenheiro Marques Porto, que faz o sentido inverso.

A foto data de 1970, e nota-se, à esquerda, um ônibus da CIRB do ano então corrente. A empresa, no entanto, existe até hoje, a Amigos Unidos, que ampliou bastante sua área de atuação. A empresa limitava sua área ao trecho entre São Conrado e Leme e Botafogo, tendo sido, durante anos, uma empresa restrita à Zona Sul. Falindo a Colúmbia, em 1987, assumiu algumas linhas do sentido Zona Sul X Centro, e criou a linha 177 Praça Mauá / São Conrado, aproveitando apenas o código de uma linha extinta da Real, a antiga 177 Praça da Harmonia / Mourisco (Praça da Harmonia é a atual Praça Cel. Assunção, na Zona Portuária, e Mourisco ficava em Botafogo).

Vale lembrar, que mesmo esse código 177 da extinta linha correspondia ao sistema de numeração atual, pós-1963, e eu mesmo pude ver essa antiga linha pessoalmente e entrar num deles.

Recentemente, com as variações da linha 175 Central / Barra da Tijuca (linha que virou tema de um sucesso de Gabriel O Pensador), a Amigos Unidos passou a ser vista também na Zona Portuária, na Av. Brasil até Manguinhos, e daí pela Linha Amarela, que passa sobre as regiões dos bairros do Méier e Jacarepaguá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo.