Pular para o conteúdo principal

SANTO ANTÔNIO

Essas montagens reconstitutivas mostram a empresa niteroiense Santo Antônio, primeiro, com um carro da Ciferal modelo 1971 (lote de 1975) com motor traseiro, que circulou nos anos 70, e com um modelo da Metropolitana Ipanema II, que ficou em sua frota entre os anos 70 e início dos 80.

A Santo Antônio viveu nos anos 80 momentos semelhantes aos da Feital, quando não conseguia renovar sua frota, que envelhecia. E olha que a empresa não foi encampada pelo governo Brizola, que chegou a abocanhar empresas conceituadas como a Real Auto Ônibus.

No entanto, a Santo Antônio - então detentora de duas linhas, 34 (Viçoso Jardim-Centro) e 45 (Cubango-Centro) e com pouco mais de trinta carros - se recuperou a partir de 1988 (quando recebeu carros da Ciferal Padron Alvorada II, encomendados em 1987), quando passou a renovar constantemente a frota, às vezes vendendo semi-novos como os da Mercedes-Benz O-371 para a Miramar, em 1991.

O crescimento da empresa, a princípio, foi financiado pelo Grupo Rio Ita, mas depois passou para o Grupo Zé do Pau, onde está até hoje e que tem a homônima Santo Antônio de Duque de Caxias. Diante de tantas queixas quanto ao excesso de linhas e serviço ineficaz da Viação Pendotiba, esta perdeu várias linhas para a Santo Antônio (que ultimamente anda sendo castigada pelo fardamento da Prefeitura de Niterói), que passou a ter as seguintes linhas:

34 Largo da Batalha / Centro (via Cubango)
34A Largo da Batalha / Centro (antiga 34, via Viçoso Jardim)
36 Sapê / Centro
39 Piratininga / Centro
44 Ititioca / Centro
45 Cubango / Centro
54 Sapê / Piratininga



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo.