Pular para o conteúdo principal

O RIO TEVE EMO, NÃO A MÚSICA, MAS A EMPRESA DE ÔNIBUS

Antigamente, existia a Empresa Municipal de Ônibus, chamada EMO, que se extinguiu nos anos 70. Era uma das empresas singelas de poucas linhas mas com seu destaque entre os busófilos de então. Nos últimos anos havia servido linhas como a 405 Saens Peña / São Salvador, que a EMO absorveu da mineira Turi.

Aqui vão duas amostras da EMO, com duas fotos, uma provavelmente de 1970, com um modelo Nicola Ouro 1963, extraída do acervo de Marcelo Prazs e Edegar Rios Lopes Filho, e outra provavelmente de 1974, com um carro da Marcopolo Veneza 1970 passando pela lendária Av. Alfred Agache, do acervo de Antônio Sousa Guedes.



Comentários

  1. O nome "Arquivo Confidencial dos Ônibus Cariocas", que aparece na primeira foto, é relativo a algum site existente?

    ResponderExcluir
  2. Deve ser o "nome de guerra" do acervo de Marcelo Prazs e Edegar Rios, uma forma de dizer que os dois fazem uma pesquisa aprofundada sobre ônibus do RJ.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe me dizer se o Marcelo Prazs e Edegar Rios postam esse acervo em algum site específico?

    Visite meu perfil no Google Plus e deixe seu comentário: https://plus.google.com/117934176013357402409

    ResponderExcluir
  4. O acervo de Marcelo Prazs é publicado no perfil "Pesquisas Marcelo Prazs" no Facebook.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é porque eu não tenho conta no Facebook (e acho que nem pretendo ter), mas quando eu entrei no perfil que você indicou, Alexandre, não apareceu foto nenhuma, só uma lista de alguns perfis que esse Marcelo Prazs curte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.