Pular para o conteúdo principal

NITERÓI, RODOVIA DE LIGAÇÃO RIO DO OURO-VÁRZEA DAS MOÇAS

ATENÇÃO: Esta postagem está destinada a viralizar em todas as comunidades sobre Niterói nas redes sociais e a todos os canais de notícias referentes à cidade. Tende a ser uma das postagens mais vistas na Internet, referentes a Niterói.

Normalmente nosso blogue costuma falar de passado, mas esta postagem fala do futuro. Em Niterói, a proposta de uma rodovia ligando os bairros do Rio do Ouro a Várzea das Moças tornou-se a Cafubá-Charitas da vez, no sentido de ser uma grande via que sofre com a indiferença das autoridades e das elites que predominam na chamada opinião pública niteroiense.

Desafiando essa sociedade presa a zonas de conforto, imaginamos um trecho da rodovia através dessa fotomontagem, feita sob o ponto de vista do trecho final da Estrada Velha de Maricá, no Rio do Ouro. A estrada, portanto, è vista tendo à frente o sentido para Várzea das Moças.

A imagem é ilustrativa quanto à estrutura primária do entorno urbano da rodovia, proposta para ligar as rodovias RJ-100 (Estrada Velha de Maricá), no Rio do Ouro, à RJ-108 (Estrada Ewerton da Costa Xavier), esta próxima à Rua Jean Valenteau Mouliac, em Várzea das Moças.

A nova rodovia é uma proposta para ligação entre os bairros de Rio do Ouro e Várzea das Moças, sem a obrigatoriedade de passar pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), aliviando o trânsito desta rodovia estadual - que sofre com a função incômoda de "avenida de bairro" em Niterói - e facilitando o deslocamento de quem vai e vem da Região dos Lagos, um percurso muito longo mesmo para quem vai para Araruama, Iguaba Grande e São Pedro d'Aldeia.

Segue então a montagem abaixo da rodovia proposta:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa do Norte, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

BRASÍLIA

A Auto Ônibus Brasília, de Niterói, também teve o modelo Ciferal Padron Alvorada 86, conforme as fotomontagens reconstituem. A empresa contou com quatro veículos desse modelo em tamanho longo, um deles para linhas municipais, outros três para a linha 457M Cova da Onça / Niterói (renumerada, nos últimos anos, como a municipal 67 Cova da Onça / Centro).

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta outra foto é raridade absoluta, com um ônibus da Expresso Princesa dos Campos atravessando um rio, provavelmente na altura de Ponta Grossa, no interior do Paraná, cidade sede da empresa, e no ano de 1960. A raridade se reforça pelo fato da foto original ser em preto e branco e ter sido colorizada por mim com exclusividade.

LIMOUSINE CARIOCA

Esta foto que Donald Hudson registrou quando estava no bairro do Castelo, no Rio de Janeiro, em 1982, mostra em primeiro plano um ônibus CAIO Corcovado que a Limousine Carioca, de Duque de Caxias, teve em sua frota. Um clássico dos ônibus rodoviários interurbanos.

CMTC

Esta foto de Barry Blumstein de 1975 mostra um ônibus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, um modelo trolebus Metropolitana Mônica 1966 circulando na linha 107 para o Tucuruvi, hoje 107T-10 Metrô Tucuruvi/ Terminal Pinheiros. O ônibus estava circulando num trecho da capital paulista, 

CAMPOS GERAIS

Esta foto, do acervo do Museu Cenas e da coleção do pesquisador Moisés Francisco, mostra um ônibus da Viação Campos Gerais, de Ponta Grossa, com um modelo Marcopolo Torino 89, possivelmente de um lote posterior, percorrendo uma área rural da cidade paranaense. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

NORDESTE

Esta foto mostra a Expresso Nordeste, de Campo Mourão, no interior do Paraná, com seu imponente veículo Nielson Diplomata 1977 Scania, que marcou história na empresa paranaense que hoje segue firme e forte.

SALVADOR, BOULEVARD AMERICANO

Em mais uma montagem vintage, mostramos desta vez a cidade de Salvador, na Bahia, com o Boulevard Americano, reduto de edifícios antigos no bairro da Fonte Nova, próximo do Dique do Tororó, aparece aqui em foto emulando o ano de 1961, no qual houve algumas alterações nos edifícios e a colocação de três automóveis no cenário: Chevrolet Belair 1957, Volkswagen Fusca 1959 e Chevrolet Impala 1959.

NORMANDY

Esta postagem mostra a tendência do Grupo Guanabara transferir as sedes das empresas. Vemos uma foto da Normandy do Triângulo, com seu modelo Nielson Diplomata 1982, registrada por Alessandro Alves da Costa na fábrica da encarroçadora. A Normandy foi uma empresa sediada em Santos, no litoral paulista (Baixada Santista), mas hoje ela está sediada no Rio de Janeiro, atuando em linhas municipais da empresa. Essa mudança sugere o que irá ocorrer com a Expresso Guanabara já no próximo ano, trocando a sede de Fortaleza para o Rio de Janeiro. Falando em próximo ano, desejamos a todos um Feliz 2025!! Estamos juntos!!

CMTC

 Em outra foto de Barry Blumstein, vemos outro trólebus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), modelo Metropolitana Mônica 1966, passando pelo Centro de São Paulo em 1975.