Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, PROJETO DE TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO, 1966

Este projeto publicado no Correio da Manhã de 20 de novembro de 1966 e que mostra um desenho bem feito do modelo Cermava 1965, seria o de um terminal rodoviário urbano que o Governo do Estado da Guanabara planejaria para o público nordestino do Pavilhão de São Cristóvão. 

O terminal, que contaria com estrutura de alimentação e alguns outros serviços, seria instalado no Campo de São Cristõvão e priorizaria os chamados "paus-de-arara", fretamentos de nordestinos que os levariam para o famoso local onde, até hoje, acontecem feiras nordestinas na cidade do Rio de Janeiro. Infere-se que o projeto também beneficiaria linhas de ônibus municipais que passassem pelo local.

O projeto não deu certo, mas, quase seis décadas depois, vemos que o bairro de São Cristóvão ganhou seu terminal de ônibus urbano, que ganhou o nome de Terminal Gentileza, a alguns metros do local antes proposto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COESA

Esta relíquia, do acervo original da Ciferal, mostra um ônibus da então Companhia de Onibus Encontro S/A Transporte e Turismo, hoje Coesa Transportes, um belo modelo Ciferal Tocantins com sua pintura inicial, que depois sofreu algumas alterações na sua pintura.

RENASCENÇA

Esta relíquia da coleção do pesquisador Edegar Lopes Rios Filho, em parceria com Marcelo Prazs da CIA de Ônibus, mostra um ônibus CAIO Bela Vista 1973 da Viação Renascença, de São Gonçalo (RJ).

COMETA

Este anúncio da Ciferal de 1961 mostra o modelo Ciferal Papo Amarelo passando pela Praça Maua, no Rio de Janeiro, onde ficava a antiga rodoviária da cidade.

RC TURISMO

Empresa de fretamento de São Paulo, a RC Turismo é mais antiga do que se imagina e aqui vemos um exemplar do raro modelo Ciferal Dinossauro II registrado pelo saudoso busólogo Paulo Roberto Fonseca, nas duas fotos digitalizadas por Waldemar Pereira de Freitas Júnior. Um belo registro.

PENDOTIBA

Mais uma foto baseada nas informações de pintura trazidas por Eduardo Ferreira no Facebook. Desta vez, a Viação Pendotiba aparece aqui com um ônibus modelo Metropolitana Ipanema 1974 que a empresa niteroiense teve em sua frota. Um clássico!

EXPRESSO DE LUXO

Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer.  Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.

PENDOTIBA

Com exclusividade, com base em informações divulgadas pelo busólogo Eduardo Ferreira, fiz uma montagem da Viação Pendotiba, de Niterói, com sua antiga pintura dos anos 1970. A estreia é um modelo CAIO Bela Vista que a empresa teve em sua frota.

TRANSUR

Esta montagem reconstitui um ônibus monobloco Mercedes-Benz O-364 que a Transur, antiga empresa estatal de Salvador, Bahia, teve em sua frota. Durante um tempo, a Transur operou a linha 1213 Conjunto ACM / Barroquinha (Via Resgate).

DANÚBIO AZUL

Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.

INGÁ

Esta fotomontagem, com base num original de Donald Hudson, mostra um ônibus CAIO Bela Vista 1973 da Auto Lotação Ingá, que foi da frota da extinta Fluminense, de Niterói. A peculiaridade é que este carro foi um dos dois que, mesmo com motor traseiro, contavam com a máscara dianteira como se fosse com motor dianteiro.