Pular para o conteúdo principal

MUTUAPIRA

Conforme dados fornecidos pelo busófilo Antônio Sousa Guedes, esse ônibus é da extinta empresa Coletivos Mutuapira, de São Gonçalo. Focalizada no Terminal Norte de Niterói, em 1965, na hoje Avenida Visconde do Rio Branco, a empresa serviu a linha que conhecemos hoje como 516M Mutuapira / Niterói, que do final dos anos 60 até 1984 foi operada pela empresa Cabussu, e, desse ano até hoje, passou a ser operada pela empresa Rio Ita (já existente em 1965, mas sediada em Itaperuna).

A foto é de Augusto Antônio dos Santos, do site Ponto de Ônibus.


Comentários

  1. Prezado,


    Estou fazendo uma pesquisa sobre impactos e necessidades de linhas de ônibus urbanos que têm dois pontos finais e/ou tenham apenas um ponto final.


    Gostaria de saber se o sr. poderia me ajudar, respondendo algumas perguntas, ou se poderia indicar alguém que pudesse fazer.


    Caso afirmativo, adianto duas perguntas: quais impactos para uma linha de ônibus que tradicionalmente tem dois pontos finais passar a ter apenas um? Quais são os benefícios para os usuários e para as empresas uma linha ter um ou dois pontos finais?


    Desde já agradeço.


    Abraços,


    Márcio Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de postar meu contato (gostaria que ele não aparecesse aqui): marciomagal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

CARROCERIAS ASIRMA

Esta foto, do acervo do Grupo Fotografia em Osasco, mostra um ônibus da Viação São Jorge, de Osasco, na Grande São Paulo, circulando por uma rua da referida cidade paulista, no ano de 1963.

GALO BRANCO

Esta foto é uma raridade registrada por Robson dos Santos Pereira e mostra um ônibus Ciferal Padron Alvorada 88 da Viação Galo Branco, no tempo em que os ônibus municipais de São Gonçalo tinham direito de mostrar as suas identidades visuais.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.