Pular para o conteúdo principal

IRMÃOS ALMEIDA

Eis a lendária empresa de ônibus Irmãos Almeida, que existiu entre os anos 50 e o início dos anos 60. A linha que se sabe que a empresa serviu foi a 67 Encantado / Praça XV. A linha, na codificação nova resultante do plano de reformulação do transporte coletivo durante o governo Carlos Lacerda, em 1963, a 67 se transformou na atual 238, que passou por mais de uma denominação como "Engenho de Dentro / Praça XV" e "Água Santa / Praça XV", servida atualmente pela Verdun. Durante um determinado tempo, a CTC, da qual falaremos depois, serviu essa linha, nos anos 70.

A pintura da Irmãos Almeida lembra de leve a pintura que a Uruguai teve nos anos 70, excetuando a faixa azul sobre a "saia" do ônibus, que a Uruguai não tinha. Mais tarde mostraremos a Uruguai aqui neste site.

Na primeira foto, vemos o primeiro modelo urbano ano 1955-1960 da Ciferal, fábrica que continua existindo hoje, mas como subsidiária da Marcopolo (que, nessa época, se chamava Nicola). Na segunda foto, vemos um modelo da Metropolitana, ano 1960. Ambas publicadas na Cia de Ônibus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CERMAVA, CHASSIS MACK

Esta fotocópia de um registro original da Cermava, de fevereiro de 1950, mostra um modelo rodoviário da época, com chassis da montadora estadunidense Mack. O ônibus foi destinado para a empresa mineira EVA, Empresa de Viação Automobilística. Uma relíquia histórica dos ônibus do passado. A divulgação é do Lexicar Brasil.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

DOIS DE JULHO

Lamentando o caos que virou o sistema de transporte coletivo em Salvador, Bahia, vamos nos lembrar da saudosa Transportes Dois de Julho e seus ônibus com motor traseiro, como esse belíssimo Marcopolo Viale registrado por mim em 2008.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, do acervo de João Carlos Schneider de Oliveira, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, modelo Marcopolo III, estacionado num ponto turístico de sua cidade-sede, Ponta Grossa, no Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha.

LITORAL NORTE

Outra empresa que teve Marcopolo Viale com motor traseiro foi a Litoral Norte Transportes, em dois registros meus em 2008. Tempos em que dava gosto ver ônibus intermunicipais em Salvador.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

WOLFRAM

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um ônibus da antiga empresa Wolfram, de Blumenau, interior de Santa Catarina, com um modelo rodoviário Carbrasa 1957 Volvo.

SÃO RICARDO

Vamos recordar a saudosa empresa Expresso São Ricardo, que atuou em Nilópolis, na Baixada Fluminense, aqui com um exemplar do modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Onu 1972.