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CAMPANHA ANTI-PARLAMENTARISMO DE 1962

Entre 1961 e 1963, o Brasil viveu sob um regime parlamentarista. Foi a solução para resolver a crise política causada pela renúncia, em 25.08.1961 (data que os busólogos cariocas conhecem como o surgimento da Auto Viação Alpha), do então presidente da República Jânio Quadros, uma vez que seu sucessor constitucional, o vice João Goulart, era um político hostilizado pela direita brasileira. Desta forma, para tentar domar o gaúcho, segundo o raciocínio da direita, o governo seria entregue a um chefe que era o presidente do Conselho de Ministros, ou seja, o Primeiro-Ministro.

Foram três os Primeiros-Ministros da fase parlamentarista do governo Jango. O primeiro foi Tancredo Neves (o mesmo ministro da Justiça de Vargas nos anos 50 e que foi escolhido presidente da República na redemocratização, mas adoeceu e faleceu sem assumir o cargo). Depois veio os juristas Brochado da Rocha, gaúcho, e Hermes Lima, baiano, ambos no decorrer de 1962.

Houve a campanha pela volta do presidencialismo, com um plebiscito que seria realizado em 1965, mas foi antecipado para o início de 1963. A campanha se deu, então, em 1962, com ampla divulgação nos meios de comunicação. E aqui vemos uma cena dessa campanha, do acervo da Editora Abril, com uma mulher colocando um cartaz no centro de São Paulo.


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SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

UTIL

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SANTO ANJO

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Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

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GALO BRANCO

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