Pular para o conteúdo principal

AV. PRES. VARGAS, EM BELÉM DO PARÁ, 1965

O pesquisador Hélio Ribeiro, sempre que possível deixa suas mensagens no site. Agora ele resolveu também enviar fotos, enriquecendo assim o nosso acervo de fotos antigas. Desta vez, de Belém do Pará.

Hélio viveu na cidade de Belém entre 1967 e 1968, e ele envia duas fotos de uma época próxima. Ambas são de 1965, e foram feitas por José Kalkbrenner Filho, para a Sociedade Comercial e Representações Gráficas Ltda, de Curitiba.

A capital paraense também tem sua Av. Pres. Vargas, e diante dela uma Praça da República, duas coincidências com a cidade do Rio de Janeiro. Na época, as coincidências não paravam aí. Belém, durante um bom tempo teve um transporte coletivo composto de usados vindos da Cidade Maravilhosa, como antigos lotações e ônibus vendidos pelas empresas originais. Hélio lembra que os ônibus mantinham as cores das empresas cariocas e deixavam vestígios das linhas que elas percorriam. Também nessa época houve uma reformulação dos códigos das linhas belenenses, promovida pelo Coronel Américo Fontenele (curiosamente homenageado no Rio de Janeiro, no terminal da Central, ao lado da Pres. Vargas). Foram adotadas também as centenas como numeração básica das linhas.

Seguem os dados das fotos descritos por Hélio:

FOTO 01 - "Na foto vêem-se os tipos mais comuns de ônibus que circulavam em Belém (PA), na década de 1960. Eram carrocerias (algumas de madeira) encaixadas sobre chassis de caminhão, mantendo o motor do lado de fora. Em muitos ônibus o encaixe folgava com o tempo, de modo que a carroceria ia chacoalhando em cima do chassis, ameaçando se soltar dele. Notem que nos dois ônibus do primeiro plano o pára-brisa do motorista está levantado.Era o ar condicionado da época.

"O Chevrolet mais moderno estava fazendo a linha  6 – Sta. Izabel  e o mais antigo a linha  20 – Canudos. Essa numeração é anterior à reformulação feita pelo Coronel Américo Fontenele, que repetiu em Belém trabalho semelhante feito no então Estado da Guanabara. Em 1967, época em que morei em Belém, os números das linhas já haviam sido alterados, ficando quase todas no grupo 2xx".

FOTO 02 - "A foto mostra o início da Av. Presidente Vargas, a principal da cidade de Belém (PA), com aproximadamente 1km de extensão. A foto foi tirada com o fotógrafo de costas para o porto e olhando em direção à Praça da República. O prédio branco à esquerda da foto era, na época, a sede do SNAPP (Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará), criado em 1940 e extinto em 1967, tendo suas funções sido redistribuídas entre as então criadas ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia S.A) e Companhia Docas do Pará.

"Observem os dois ônibus, fruto da montagem de carrocerias (algumas de madeira) sobre chassis de caminhão. Uma outra foto neste mesmo site mostra com mais detalhes alguns desses ônibus e os descreve melhor. Quem a vir poderá notar que nela aparecem o grande prédio amarelo e o cinzento que são visto nesta foto, do lado esquerdo da avenida.

"Em 1967, quando morei em Belém, a Av. Presidente Vargas já era de mão única na direção porto x Praça da República".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo.