Pular para o conteúdo principal

AV. PRES. VARGAS, EM BELÉM DO PARÁ, 1965

O pesquisador Hélio Ribeiro, sempre que possível deixa suas mensagens no site. Agora ele resolveu também enviar fotos, enriquecendo assim o nosso acervo de fotos antigas. Desta vez, de Belém do Pará.

Hélio viveu na cidade de Belém entre 1967 e 1968, e ele envia duas fotos de uma época próxima. Ambas são de 1965, e foram feitas por José Kalkbrenner Filho, para a Sociedade Comercial e Representações Gráficas Ltda, de Curitiba.

A capital paraense também tem sua Av. Pres. Vargas, e diante dela uma Praça da República, duas coincidências com a cidade do Rio de Janeiro. Na época, as coincidências não paravam aí. Belém, durante um bom tempo teve um transporte coletivo composto de usados vindos da Cidade Maravilhosa, como antigos lotações e ônibus vendidos pelas empresas originais. Hélio lembra que os ônibus mantinham as cores das empresas cariocas e deixavam vestígios das linhas que elas percorriam. Também nessa época houve uma reformulação dos códigos das linhas belenenses, promovida pelo Coronel Américo Fontenele (curiosamente homenageado no Rio de Janeiro, no terminal da Central, ao lado da Pres. Vargas). Foram adotadas também as centenas como numeração básica das linhas.

Seguem os dados das fotos descritos por Hélio:

FOTO 01 - "Na foto vêem-se os tipos mais comuns de ônibus que circulavam em Belém (PA), na década de 1960. Eram carrocerias (algumas de madeira) encaixadas sobre chassis de caminhão, mantendo o motor do lado de fora. Em muitos ônibus o encaixe folgava com o tempo, de modo que a carroceria ia chacoalhando em cima do chassis, ameaçando se soltar dele. Notem que nos dois ônibus do primeiro plano o pára-brisa do motorista está levantado.Era o ar condicionado da época.

"O Chevrolet mais moderno estava fazendo a linha  6 – Sta. Izabel  e o mais antigo a linha  20 – Canudos. Essa numeração é anterior à reformulação feita pelo Coronel Américo Fontenele, que repetiu em Belém trabalho semelhante feito no então Estado da Guanabara. Em 1967, época em que morei em Belém, os números das linhas já haviam sido alterados, ficando quase todas no grupo 2xx".

FOTO 02 - "A foto mostra o início da Av. Presidente Vargas, a principal da cidade de Belém (PA), com aproximadamente 1km de extensão. A foto foi tirada com o fotógrafo de costas para o porto e olhando em direção à Praça da República. O prédio branco à esquerda da foto era, na época, a sede do SNAPP (Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará), criado em 1940 e extinto em 1967, tendo suas funções sido redistribuídas entre as então criadas ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia S.A) e Companhia Docas do Pará.

"Observem os dois ônibus, fruto da montagem de carrocerias (algumas de madeira) sobre chassis de caminhão. Uma outra foto neste mesmo site mostra com mais detalhes alguns desses ônibus e os descreve melhor. Quem a vir poderá notar que nela aparecem o grande prédio amarelo e o cinzento que são visto nesta foto, do lado esquerdo da avenida.

"Em 1967, quando morei em Belém, a Av. Presidente Vargas já era de mão única na direção porto x Praça da República".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAUÁ

Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

DANÚBIO AZUL

Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

MOSA

Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont.  As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

EXPRESSO DE LUXO

Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer.  Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.