Pular para o conteúdo principal

AV. PRES. VARGAS, EM BELÉM DO PARÁ, 1965

O pesquisador Hélio Ribeiro, sempre que possível deixa suas mensagens no site. Agora ele resolveu também enviar fotos, enriquecendo assim o nosso acervo de fotos antigas. Desta vez, de Belém do Pará.

Hélio viveu na cidade de Belém entre 1967 e 1968, e ele envia duas fotos de uma época próxima. Ambas são de 1965, e foram feitas por José Kalkbrenner Filho, para a Sociedade Comercial e Representações Gráficas Ltda, de Curitiba.

A capital paraense também tem sua Av. Pres. Vargas, e diante dela uma Praça da República, duas coincidências com a cidade do Rio de Janeiro. Na época, as coincidências não paravam aí. Belém, durante um bom tempo teve um transporte coletivo composto de usados vindos da Cidade Maravilhosa, como antigos lotações e ônibus vendidos pelas empresas originais. Hélio lembra que os ônibus mantinham as cores das empresas cariocas e deixavam vestígios das linhas que elas percorriam. Também nessa época houve uma reformulação dos códigos das linhas belenenses, promovida pelo Coronel Américo Fontenele (curiosamente homenageado no Rio de Janeiro, no terminal da Central, ao lado da Pres. Vargas). Foram adotadas também as centenas como numeração básica das linhas.

Seguem os dados das fotos descritos por Hélio:

FOTO 01 - "Na foto vêem-se os tipos mais comuns de ônibus que circulavam em Belém (PA), na década de 1960. Eram carrocerias (algumas de madeira) encaixadas sobre chassis de caminhão, mantendo o motor do lado de fora. Em muitos ônibus o encaixe folgava com o tempo, de modo que a carroceria ia chacoalhando em cima do chassis, ameaçando se soltar dele. Notem que nos dois ônibus do primeiro plano o pára-brisa do motorista está levantado.Era o ar condicionado da época.

"O Chevrolet mais moderno estava fazendo a linha  6 – Sta. Izabel  e o mais antigo a linha  20 – Canudos. Essa numeração é anterior à reformulação feita pelo Coronel Américo Fontenele, que repetiu em Belém trabalho semelhante feito no então Estado da Guanabara. Em 1967, época em que morei em Belém, os números das linhas já haviam sido alterados, ficando quase todas no grupo 2xx".

FOTO 02 - "A foto mostra o início da Av. Presidente Vargas, a principal da cidade de Belém (PA), com aproximadamente 1km de extensão. A foto foi tirada com o fotógrafo de costas para o porto e olhando em direção à Praça da República. O prédio branco à esquerda da foto era, na época, a sede do SNAPP (Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará), criado em 1940 e extinto em 1967, tendo suas funções sido redistribuídas entre as então criadas ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia S.A) e Companhia Docas do Pará.

"Observem os dois ônibus, fruto da montagem de carrocerias (algumas de madeira) sobre chassis de caminhão. Uma outra foto neste mesmo site mostra com mais detalhes alguns desses ônibus e os descreve melhor. Quem a vir poderá notar que nela aparecem o grande prédio amarelo e o cinzento que são visto nesta foto, do lado esquerdo da avenida.

"Em 1967, quando morei em Belém, a Av. Presidente Vargas já era de mão única na direção porto x Praça da República".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto mostra a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, com uma preciosidade, um exemplar do modelo Mercedes-Benz O-364 que aqui aparece colorizada. Uma raridade.

PRINCESA DOS CAMPOS

Outra foto da Expresso Princesa dos Campos, na cidade de Registro, no Sul paulista, é de um ônibus urbano modelo Nielson Urbanus 89 que a empresa sediada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota.

GARCIA

Esta foto de João Donizete Santos mostra um belíssimo ônibus Nielson Diplomata 1982, tamanho HD e chassis Scania, da Viação Garcia, mostrando todo o seu charme e imponência. Um verdadeiro gigante das estradas.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

CERMAVA, CHASSIS MACK

Esta fotocópia de um registro original da Cermava, de fevereiro de 1950, mostra um modelo rodoviário da época, com chassis da montadora estadunidense Mack. O ônibus foi destinado para a empresa mineira EVA, Empresa de Viação Automobilística. Uma relíquia histórica dos ônibus do passado. A divulgação é do Lexicar Brasil.

WOLFRAM

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um ônibus da antiga empresa Wolfram, de Blumenau, interior de Santa Catarina, com um modelo rodoviário Carbrasa 1957 Volvo.