Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: AV. BEIRA-MAR, 1962

Na revista O Cruzeiro de 24 de novembro de 1962, houve uma reportagem sobre lotações de ônibus feita por Ubiratan de Lemos, que em dupla com o fotógrafo Mário de Moraes ganhou o Prêmio Esso pela reportagem "Uma tragédia brasileira - os paus-de-arara", publicada na revista O Cruzeiro de 22 de outubro de 1955.

Nessa reportagem, Ubiratan de Lemos pega pesado nos lotações, com base nos diversos casos trágicos em que muitos desses veículos, desgovernados, provocam várias vítimas, feridas ou fatais. Nessa época, se discutia o transporte coletivo carioca, e os lotações, que eram caminhões de tamanho médio com "cabine" tipo ônibus, eram as vans daquela época.

O sistema de ônibus tinha pouquíssimas linhas, embora com uma quantidade razoável de empresas - algumas delas existem até hoje, como Real, Braso Lisboa, Ideal e Paranapuan - , e essas linhas tinham numeração confusa. Quase não havia linhas locais, ou seja, ligando bairros próximos, missão que acabou sendo dos lotações.

Com as discussões, o governador da Guanabara, jornalista Carlos Lacerda, lançou um plano de estudo para reformular o transporte coletivo carioca. Todas as linhas foram renumeradas (apenas a 10 Mauá/Fátima, manteve a numeração original) e vários lotações se transformaram em empresas, das quais muitas existem até hoje: Alpha, Verdun, Pégaso, Matias, Acari.

A foto em questão é uma das publicadas na reportagem de O Cruzeiro. Ela aparecia indecifrada no site Ônibus X, do sumido Omar Motta. Mostra uma foto da Av. Beira-Mar, na Glória, em 1962, com um ônibus contrastando, à esquerda, com dois lotações que aparecem na direita. O ônibus era da extinta empresa Elite - que eu (Alexandre Figueiredo) cheguei a ver nos anos 70 e início dos 80 - e o lotação que aparece na frente explorava um ramal até hoje inédito em linhas de ônibus regulares, que é o de ligação entre Lins de Vasconcelos e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

O trecho da foto com o ônibus da Elite foi publicado na Cia. de Ônibus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

CARROCERIAS ASIRMA

Esta foto, do acervo do Grupo Fotografia em Osasco, mostra um ônibus da Viação São Jorge, de Osasco, na Grande São Paulo, circulando por uma rua da referida cidade paulista, no ano de 1963.

GALO BRANCO

Esta foto é uma raridade registrada por Robson dos Santos Pereira e mostra um ônibus Ciferal Padron Alvorada 88 da Viação Galo Branco, no tempo em que os ônibus municipais de São Gonçalo tinham direito de mostrar as suas identidades visuais.