Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA - CASAL A SERVIÇO DE WALT DISNEY

A história brasileira registra o fenômeno da Política da Boa Vizinhança, parte do ambicioso projeto de New Deal do presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt. Um parêntesis, Franklin já teve, décadas antes, um parente no cargo, seu tio Theodore, também ocupante da Casa Branca.

A Política da Boa Vizinhança teve dois principais objetivos. Primeiro, conquistar o mercado latino-americano, pois, com a Segunda Guerra Mundial em andamento, o mercado europeu estava evidentemente em crise. Segundo, era de evitar que a América Latina se deixasse seduzir tanto por governos fascistas (como Itália e Alemanha) ou comunistas (União Soviética).

Por isso foi enviada uma grande comitiva, envolvendo políticos, cientistas, empresários e celebridades, entre outros, que em 1941 e 1942 vieram massivamente para mostrar, com suspeita generosidade, as maravilhas da modernidade norte-americana. O Brasil esteve incluído nesse projeto, até com certa prioridade, por ser o maior país latino-americano e um potencial aliado estratégico dos interesses norte-americanos.

É a partir daí que os brasileiros começaram a conhecer produtos norte-americanos como a Coca-Cola (que segundo a lenda era um projeto de água sanitária que virou refrigerante e, dizem as más línguas, que sua fórmula inclui um ingrediente ilícito conhecido da patota - mas isso é outra história), combustíveis Esso, veículos General Motors, e até mesmo a revista Reader's Digest com sua linha editorial hospitalar, aqui conhecida como "revista Seleções".

Os brasileiros também passaram a ver com mais intensidade os filmes de Hollywood a ponto de, às vezes, conhecerem mais os astros norte-americanos do que seus próprios primos. E qualquer produto norte-americano passou a entrar no Brasil e outros países latino-americanos pelas portas da frente, com mais espaço que os próprios produtos locais.

A ovelha negra desse projeto foi o cineasta Orson Welles, por ter um perfil independente dos padrões comerciais a ponto de ter feito um filme de estréia impactuante, de tão bem-feito e perturbador (para o poder empresarial, pois se trata da biografia fictícia inspirada num empresário da vida real), "Cidadão Kane". Vindo ao Brasil, Orson desvirtuou um projeto de encomenda da RKO Studios para filmar o carnaval carioca e planejou um filme sobre uma viagem de jangadeiros do Nordeste brasileiro para o então Distrito Federal (Rio de Janeiro). Mas uma série de infortúnios, como a morte acidental de um pescador, fizeram o filme ficar inacabado, tendo sido concluído apenas uma passagem da vida na comunidade dos jangadeiros, editada depois como um curta.

Mas as fotos aqui são de outras pessoas, mais alinhadas aos interesses comerciais de Hollywood. Trata-se do casal Mary e Lee Blair, que acompanharam o produtor Walt Disney em sua visita ao Brasil. Sabemos da história que resultou com a visita de Disney.

A primeira foto mostra o casal no Hotel Glória, a segunda na Praia do Flamengo, nas proximidades.

As fotos foram extraídas da Internet pelo fotógrafo André Decourt, também autor do fotolog Saudades do Rio, e surpreende pela qualidade das cores. As fotos parecem bem atuais, mas é de 1941, portanto lá do tempo dos nossos avós ou bisavós...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

CARROCERIAS ASIRMA

Esta foto, do acervo do Grupo Fotografia em Osasco, mostra um ônibus da Viação São Jorge, de Osasco, na Grande São Paulo, circulando por uma rua da referida cidade paulista, no ano de 1963.

GALO BRANCO

Esta foto é uma raridade registrada por Robson dos Santos Pereira e mostra um ônibus Ciferal Padron Alvorada 88 da Viação Galo Branco, no tempo em que os ônibus municipais de São Gonçalo tinham direito de mostrar as suas identidades visuais.