Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA - CASAL A SERVIÇO DE WALT DISNEY

A história brasileira registra o fenômeno da Política da Boa Vizinhança, parte do ambicioso projeto de New Deal do presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt. Um parêntesis, Franklin já teve, décadas antes, um parente no cargo, seu tio Theodore, também ocupante da Casa Branca.

A Política da Boa Vizinhança teve dois principais objetivos. Primeiro, conquistar o mercado latino-americano, pois, com a Segunda Guerra Mundial em andamento, o mercado europeu estava evidentemente em crise. Segundo, era de evitar que a América Latina se deixasse seduzir tanto por governos fascistas (como Itália e Alemanha) ou comunistas (União Soviética).

Por isso foi enviada uma grande comitiva, envolvendo políticos, cientistas, empresários e celebridades, entre outros, que em 1941 e 1942 vieram massivamente para mostrar, com suspeita generosidade, as maravilhas da modernidade norte-americana. O Brasil esteve incluído nesse projeto, até com certa prioridade, por ser o maior país latino-americano e um potencial aliado estratégico dos interesses norte-americanos.

É a partir daí que os brasileiros começaram a conhecer produtos norte-americanos como a Coca-Cola (que segundo a lenda era um projeto de água sanitária que virou refrigerante e, dizem as más línguas, que sua fórmula inclui um ingrediente ilícito conhecido da patota - mas isso é outra história), combustíveis Esso, veículos General Motors, e até mesmo a revista Reader's Digest com sua linha editorial hospitalar, aqui conhecida como "revista Seleções".

Os brasileiros também passaram a ver com mais intensidade os filmes de Hollywood a ponto de, às vezes, conhecerem mais os astros norte-americanos do que seus próprios primos. E qualquer produto norte-americano passou a entrar no Brasil e outros países latino-americanos pelas portas da frente, com mais espaço que os próprios produtos locais.

A ovelha negra desse projeto foi o cineasta Orson Welles, por ter um perfil independente dos padrões comerciais a ponto de ter feito um filme de estréia impactuante, de tão bem-feito e perturbador (para o poder empresarial, pois se trata da biografia fictícia inspirada num empresário da vida real), "Cidadão Kane". Vindo ao Brasil, Orson desvirtuou um projeto de encomenda da RKO Studios para filmar o carnaval carioca e planejou um filme sobre uma viagem de jangadeiros do Nordeste brasileiro para o então Distrito Federal (Rio de Janeiro). Mas uma série de infortúnios, como a morte acidental de um pescador, fizeram o filme ficar inacabado, tendo sido concluído apenas uma passagem da vida na comunidade dos jangadeiros, editada depois como um curta.

Mas as fotos aqui são de outras pessoas, mais alinhadas aos interesses comerciais de Hollywood. Trata-se do casal Mary e Lee Blair, que acompanharam o produtor Walt Disney em sua visita ao Brasil. Sabemos da história que resultou com a visita de Disney.

A primeira foto mostra o casal no Hotel Glória, a segunda na Praia do Flamengo, nas proximidades.

As fotos foram extraídas da Internet pelo fotógrafo André Decourt, também autor do fotolog Saudades do Rio, e surpreende pela qualidade das cores. As fotos parecem bem atuais, mas é de 1941, portanto lá do tempo dos nossos avós ou bisavós...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAUÁ

Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

DANÚBIO AZUL

Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

MOSA

Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont.  As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

EXPRESSO DE LUXO

Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer.  Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.