As duas fotos, publicadas na revista da RFFSA em 1970. A primeira foto mostra o Trevo das Forças Armadas, com vários viadutos de ligação para várias partes do Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Há viadutos que ligam a Leopoldina à Av. Paulo de Frontin, do Centro ao Maracanã, do Centro à Leopoldina etc.. A segunda foto mostra a Av. Francisco Bicalho, que liga o Caju ao Estácio. Destaca-se, em ambas, o viaduto ferroviário que passa sobre a referida avenida.
Elas foram extraídas do site A História nos Trilhos, de Raimundo Albuquerque Macedo. Na foto da Av. Francisco Bicalho, aparece um ônibus da Castelo Auto Ônibus, da linha 312, que então ligava Olaria à Praça Mauá, dando uma volta danada pela Av. Pres. Vargas. Essa linha, existente até hoje, estendeu seu itinerário para Ramos. Ainda nos anos 70, a linha passou da Castelo - que então preferiu concentrar-se na ligação Centro-Zona Sul - para a Nossa Senhora de Lourdes.
Nos anos 80, houve um ramal alternativo da linha 312, ligando Ramos a Copacabana. Era curioso ver a Nossa Senhora de Lourdes em Copacabana, e eu ainda tive essa experiência até 1990, quando passeei por lá. O ramal "Ramos-Copacabana" foi substituído pela linha experimental S-04 Morro do Alemão / Copacabana, da empresa Braso Lisboa. Na minha opinião, a linha deveria ser da Lourdes, porque o Morro do Alemão está mais próximo de Bonsucesso, e a área base da Braso Lisboa é Méier, Maria da Graça, Jacaré, São Cristóvão e Caju.
O trecho da foto da Av. Francisco Bicalho foi publicado na Cia. de Ônibus, destacando o ônibus da Castelo.
Elas foram extraídas do site A História nos Trilhos, de Raimundo Albuquerque Macedo. Na foto da Av. Francisco Bicalho, aparece um ônibus da Castelo Auto Ônibus, da linha 312, que então ligava Olaria à Praça Mauá, dando uma volta danada pela Av. Pres. Vargas. Essa linha, existente até hoje, estendeu seu itinerário para Ramos. Ainda nos anos 70, a linha passou da Castelo - que então preferiu concentrar-se na ligação Centro-Zona Sul - para a Nossa Senhora de Lourdes.
Nos anos 80, houve um ramal alternativo da linha 312, ligando Ramos a Copacabana. Era curioso ver a Nossa Senhora de Lourdes em Copacabana, e eu ainda tive essa experiência até 1990, quando passeei por lá. O ramal "Ramos-Copacabana" foi substituído pela linha experimental S-04 Morro do Alemão / Copacabana, da empresa Braso Lisboa. Na minha opinião, a linha deveria ser da Lourdes, porque o Morro do Alemão está mais próximo de Bonsucesso, e a área base da Braso Lisboa é Méier, Maria da Graça, Jacaré, São Cristóvão e Caju.
O trecho da foto da Av. Francisco Bicalho foi publicado na Cia. de Ônibus, destacando o ônibus da Castelo.
Comentários
Postar um comentário