Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: TREVO DAS FORÇAS ARMADAS E AV. FRANCISCO BICALHO, 1970

As duas fotos, publicadas na revista da RFFSA em 1970. A primeira foto mostra o Trevo das Forças Armadas, com vários viadutos de ligação para várias partes do Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Há viadutos que ligam a Leopoldina à Av. Paulo de Frontin, do Centro ao Maracanã, do Centro à Leopoldina etc.. A segunda foto mostra a Av. Francisco Bicalho, que liga o Caju ao Estácio. Destaca-se, em ambas, o viaduto ferroviário que passa sobre a referida avenida.

Elas foram extraídas do site A História nos Trilhos, de Raimundo Albuquerque Macedo. Na foto da Av. Francisco Bicalho, aparece um ônibus da Castelo Auto Ônibus, da linha 312, que então ligava Olaria à Praça Mauá, dando uma volta danada pela Av. Pres. Vargas. Essa linha, existente até hoje, estendeu seu itinerário para Ramos. Ainda nos anos 70, a linha passou da Castelo - que então preferiu concentrar-se na ligação Centro-Zona Sul - para a Nossa Senhora de Lourdes.

Nos anos 80, houve um ramal alternativo da linha 312, ligando Ramos a Copacabana. Era curioso ver a Nossa Senhora de Lourdes em Copacabana, e eu ainda tive essa experiência até 1990, quando passeei por lá. O ramal "Ramos-Copacabana" foi substituído pela linha experimental S-04 Morro do Alemão / Copacabana, da empresa Braso Lisboa. Na minha opinião, a linha deveria ser da Lourdes, porque o Morro do Alemão está mais próximo de Bonsucesso, e a área base da Braso Lisboa é Méier, Maria da Graça, Jacaré, São Cristóvão e Caju.

O trecho da foto da Av. Francisco Bicalho foi publicado na Cia. de Ônibus, destacando o ônibus da Castelo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

GALO BRANCO

Esta foto é uma raridade registrada por Robson dos Santos Pereira e mostra um ônibus Ciferal Padron Alvorada 88 da Viação Galo Branco, no tempo em que os ônibus municipais de São Gonçalo tinham direito de mostrar as suas identidades visuais.

CARROCERIAS ASIRMA

Esta foto, do acervo do Grupo Fotografia em Osasco, mostra um ônibus da Viação São Jorge, de Osasco, na Grande São Paulo, circulando por uma rua da referida cidade paulista, no ano de 1963.