Pular para o conteúdo principal

CTC-RJ EM LINHA SAUDOSA, NO ANO DE 1975

Uma das linhas interessantes que existiu no Rio de Janeiro - e que eu (Alexandre Figueiredo) tive o privilégio de pegar, é a linha 230, da Companhia de Transportes Coletivos (CTC-RJ). A linha ligava Boca do Mato à Rodoviária, parando no Terminal Padre Henrique Otte. Passava também por Saens Peña e pela Praça da Bandeira.

Infelizmente muitas linhas funcionais desapareceram porque, supostamente, não tinham demanda. Prevalecem hoje percursos genéricos, que para os moradores de determinados bairros, significam uma boa caminhada só para ir para o ponto de ônibus. Vemos que a 455 Méier / Copacabana, para os passageiros da antiga 442 Lins / Urca, rende uma longa caminhada tanto do Lins para o Méier - a 455 pára no terminal Gelton da Motta, próximo à linha férrea - quanto da Urca para Botafogo (Av. Venceslau Brás). A 606 Rodoviária / Engenho de Dentro até faz quase o percurso da 230, mas não entra no Lins nem na Boca do Mato, e os passageiros têm que apelar para a caminhada.

A linha 230 poderia voltar com pequenas alterações no ramal, talvez indo para a Praça Mauá, por exemplo. A Praça Mauá perdeu linhas para Méier, Madureira e Cascadura, desativadas no fim dos anos 70, e hoje tem que se contentar com uma linha rodoviária para Marechal Hermes e uma linha urbana para a Taquara, que passam por Vila Isabel, neste caso saltando em Grajaú e fazendo aquela caminhada para o Méier. Para os empresários cariocas de ônibus, procissão para as canelas dos outros é refresco. Pensam que todo passageiro tem um pouco de pagador de promessas.

A foto foi extraída do site Zona Norte, é de 1975 (ano da arbitrária con-fusão dos Estados do RJ e Guanabara que só favoreceu realmente generais, políticos, empresários e simpatizantes), embora apresente um ônibus de 1968.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAUÁ

Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

DANÚBIO AZUL

Esta foto, do acervo de Adalberto Mattera, ao qual agradecermos por conhecer este blogue deste os tempos do antigo Fotopages, mostra um ônibus Marcopolo San Remo articulado, chamado de "Romeu e Julieta", que atuava no sistema de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo. A foto original estava em péssimo estado de conservação e resolvi restaurar na medida do possível, por se tratar de um grande registro que não merecia se manter em estado deteriorado.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

MOSA

Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont.  As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

EXPRESSO DE LUXO

Vamos recordar um ônibus da antiga Expresso de Luxo, de Fortaleza, com seu imponente modelo Ciferal Líder 1970 com uma dianteira mais sofisticada e light , percorrendo o litoral de Recife, em linha ligando esta cidade à capital cearense. Embrião da Expresso Guanabara, a postagem representa uma dupla despedida para a busologia cearense e nordestina. Afinal, a Expresso de Luxo era o antigo nome da Expresso Guanabara, que como empresa da capital do Ceará tende a desaparecer.  Tudo indica que a nova Expresso Guanabara que irá absorver as outras subsidiárias mudará sua sede para o Rio de Janeiro - base da família dona da empresa - e a conhecida empresa cearense continuará atuando, mas na condição de forasteira, deixando de ser patrimônio da busologia do Ceará e da Região Nordeste.