Pular para o conteúdo principal

CTC-RJ EM LINHA SAUDOSA, NO ANO DE 1975

Uma das linhas interessantes que existiu no Rio de Janeiro - e que eu (Alexandre Figueiredo) tive o privilégio de pegar, é a linha 230, da Companhia de Transportes Coletivos (CTC-RJ). A linha ligava Boca do Mato à Rodoviária, parando no Terminal Padre Henrique Otte. Passava também por Saens Peña e pela Praça da Bandeira.

Infelizmente muitas linhas funcionais desapareceram porque, supostamente, não tinham demanda. Prevalecem hoje percursos genéricos, que para os moradores de determinados bairros, significam uma boa caminhada só para ir para o ponto de ônibus. Vemos que a 455 Méier / Copacabana, para os passageiros da antiga 442 Lins / Urca, rende uma longa caminhada tanto do Lins para o Méier - a 455 pára no terminal Gelton da Motta, próximo à linha férrea - quanto da Urca para Botafogo (Av. Venceslau Brás). A 606 Rodoviária / Engenho de Dentro até faz quase o percurso da 230, mas não entra no Lins nem na Boca do Mato, e os passageiros têm que apelar para a caminhada.

A linha 230 poderia voltar com pequenas alterações no ramal, talvez indo para a Praça Mauá, por exemplo. A Praça Mauá perdeu linhas para Méier, Madureira e Cascadura, desativadas no fim dos anos 70, e hoje tem que se contentar com uma linha rodoviária para Marechal Hermes e uma linha urbana para a Taquara, que passam por Vila Isabel, neste caso saltando em Grajaú e fazendo aquela caminhada para o Méier. Para os empresários cariocas de ônibus, procissão para as canelas dos outros é refresco. Pensam que todo passageiro tem um pouco de pagador de promessas.

A foto foi extraída do site Zona Norte, é de 1975 (ano da arbitrária con-fusão dos Estados do RJ e Guanabara que só favoreceu realmente generais, políticos, empresários e simpatizantes), embora apresente um ônibus de 1968.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA

A Auto Ônibus Brasília, de Niterói, também teve o modelo Ciferal Padron Alvorada 86, conforme as fotomontagens reconstituem. A empresa contou com quatro veículos desse modelo em tamanho longo, um deles para linhas municipais, outros três para a linha 457M Cova da Onça / Niterói (renumerada, nos últimos anos, como a municipal 67 Cova da Onça / Centro).

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa do Norte, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

LIMOUSINE CARIOCA

Esta foto que Donald Hudson registrou quando estava no bairro do Castelo, no Rio de Janeiro, em 1982, mostra em primeiro plano um ônibus CAIO Corcovado que a Limousine Carioca, de Duque de Caxias, teve em sua frota. Um clássico dos ônibus rodoviários interurbanos.

CMTC

Esta foto de Barry Blumstein de 1975 mostra um ônibus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, um modelo trolebus Metropolitana Mônica 1966 circulando na linha 107 para o Tucuruvi, hoje 107T-10 Metrô Tucuruvi/ Terminal Pinheiros. O ônibus estava circulando num trecho da capital paulista, 

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta outra foto é raridade absoluta, com um ônibus da Expresso Princesa dos Campos atravessando um rio, provavelmente na altura de Ponta Grossa, no interior do Paraná, cidade sede da empresa, e no ano de 1960. A raridade se reforça pelo fato da foto original ser em preto e branco e ter sido colorizada por mim com exclusividade.

CAMPOS GERAIS

Esta foto, do acervo do Museu Cenas e da coleção do pesquisador Moisés Francisco, mostra um ônibus da Viação Campos Gerais, de Ponta Grossa, com um modelo Marcopolo Torino 89, possivelmente de um lote posterior, percorrendo uma área rural da cidade paranaense. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

NORMANDY

Esta postagem mostra a tendência do Grupo Guanabara transferir as sedes das empresas. Vemos uma foto da Normandy do Triângulo, com seu modelo Nielson Diplomata 1982, registrada por Alessandro Alves da Costa na fábrica da encarroçadora. A Normandy foi uma empresa sediada em Santos, no litoral paulista (Baixada Santista), mas hoje ela está sediada no Rio de Janeiro, atuando em linhas municipais da empresa. Essa mudança sugere o que irá ocorrer com a Expresso Guanabara já no próximo ano, trocando a sede de Fortaleza para o Rio de Janeiro. Falando em próximo ano, desejamos a todos um Feliz 2025!! Estamos juntos!!

SALVADOR, BOULEVARD AMERICANO

Em mais uma montagem vintage, mostramos desta vez a cidade de Salvador, na Bahia, com o Boulevard Americano, reduto de edifícios antigos no bairro da Fonte Nova, próximo do Dique do Tororó, aparece aqui em foto emulando o ano de 1961, no qual houve algumas alterações nos edifícios e a colocação de três automóveis no cenário: Chevrolet Belair 1957, Volkswagen Fusca 1959 e Chevrolet Impala 1959.

CMTC

 Em outra foto de Barry Blumstein, vemos outro trólebus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), modelo Metropolitana Mônica 1966, passando pelo Centro de São Paulo em 1975.

NORDESTE

Esta foto mostra a Expresso Nordeste, de Campo Mourão, no interior do Paraná, com seu imponente veículo Nielson Diplomata 1977 Scania, que marcou história na empresa paranaense que hoje segue firme e forte.