Pular para o conteúdo principal

TRENS DE BELO HORIZONTE, EM 1970

Essa foto, extraída do blog Trem Noturno Rio Doce da Estrada de Ferro Vitória a Minas - Companhia Vale do Rio Doce (nome longo, hein?), é do acervo de Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo, que fotografou esta estação ferroviária de Belo Horizonte, a Estação Central , em 1970.

Segue o comentário escrito pelo internauta Marcos Ribeiro no antigo fotolog do Fotopages:

"Certo, Estação Ferroviaria de Belo Horizonte vendo o predio em construção da Escola de Engenharia da UFMG.Trens estacionados da RFFSA possivelmente o trem para Montes Claros chamado¨ sertão¨ e com reflexo o Inox do Vera Cruz destino Rio de Janeiro e ao fundo vagões de animais para o matadouro bairro São Paulo ou Frimisa em Santa Luzia.No canto inferior os trilhos da extinta famosa Rede Mineira de Viação que pertenceu ao governo mineiro oficina principal em Divinopolis com trafego para o Triangulo Mineiro,Goias, sul de Minas e Barra Mansa no estado do Rio.Os trens da EF Vitoria Minas só chegaram em Belo Horizonte apos anos 2000. Na epoca da foto ia de ônibus até Nova Era para embarcar para Vitoria.Seus trens recentemente foram repintado de verde constando só o nome VALE. 

Os trilhos de B. Horizonte para o Rio de Janeiro são 200 quilometros a mais que a rodovia.Distancias 638 de trem,429 de carro,360 de oleoduto e 310 aerea.A ferrovia tem na engenharia da estrada o raio de curva e nivelamento do leito da via.Por ser região montanhosa a linha trafega ao lado de rios e contorna a serra.Já a rodovia contorna a montanha ou sobe e desce.A facilidade do veiculos rodoviarios reduz a distancia mas nada supera a economia do ferroviario".



Comentários

  1. A estação é a Central, no coração de BH. Andei em todos esses trens (de passageiros) e luto para o seu regresso, veja www.ongtrem.org.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

MAUÁ

Esta foto, publicada em um anúncio do jornal Última Hora, de 02 de maio de 1962, mostra um modelo Metropolitana LP de 1961 que, no seu lote de 1962, produziu uma frota de então novos carros destinados à frota da Viação Mauá, de São Gonçalo (RJ), na linha 111 São Gonçalo / Niterói, atual 143M.

SÃO JORGE

Esta foto, do acervo do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus Ciferal Líder I da Expresso São Jorge, de Nova Iguaçu, com sua linha destinada para Paty do Alferes, na região do Vale do Paraíba.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

MOSA

Estas imagens, capturadas pelo pesquisador Marcelo Prazs, mostram um ônibus da Transportes Mosa, modelo Mercedes-Benz O-321, passando pelo centro do Rio de Janeiro em 1963. O ônibus operava a linha circular 2, que ia da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont.  As imagens correspondem a uma cena no filme Samba, produção hispânico-brasileira dirigida por Rafael Gil e estrelada por Sarita Montiel, com participação de vários atores brasileiros. O filme foi lançado em 1965.

SUL FLUMINENSE

Esta foto, do acervo de Wesley Lucas, mostra um belíssimo modelo Marcopolo San Remo da Viação Sul Fluminense, de Volta Redonda. A posição torta do logotipo da Mercedes-Benz não compromete a beleza do ônibus, sem dúvida um grande clássico.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

MANGARATIBA

Esta foto mostra um modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975 em versão interurbana, que fez parte da frota da Expresso Mangaratiba.