Essa foto, extraída do blog Trem Noturno Rio Doce da
Estrada de Ferro Vitória a Minas - Companhia Vale do Rio Doce (nome
longo, hein?), é do acervo de Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo, que
fotografou esta estação ferroviária de Belo Horizonte, a Estação Central , em 1970.
Segue o comentário escrito pelo internauta Marcos Ribeiro no antigo fotolog do Fotopages:
"Certo, Estação Ferroviaria de Belo Horizonte vendo o predio em construção da Escola de Engenharia da UFMG.Trens estacionados da RFFSA possivelmente o trem para Montes Claros chamado¨ sertão¨ e com reflexo o Inox do Vera Cruz destino Rio de Janeiro e ao fundo vagões de animais para o matadouro bairro São Paulo ou Frimisa em Santa Luzia.No canto inferior os trilhos da extinta famosa Rede Mineira de Viação que pertenceu ao governo mineiro oficina principal em Divinopolis com trafego para o Triangulo Mineiro,Goias, sul de Minas e Barra Mansa no estado do Rio.Os trens da EF Vitoria Minas só chegaram em Belo Horizonte apos anos 2000. Na epoca da foto ia de ônibus até Nova Era para embarcar para Vitoria.Seus trens recentemente foram repintado de verde constando só o nome VALE.
Os trilhos de B. Horizonte para o Rio de Janeiro são 200 quilometros a mais que a rodovia.Distancias 638 de trem,429 de carro,360 de oleoduto e 310 aerea.A ferrovia tem na engenharia da estrada o raio de curva e nivelamento do leito da via.Por ser região montanhosa a linha trafega ao lado de rios e contorna a serra.Já a rodovia contorna a montanha ou sobe e desce.A facilidade do veiculos rodoviarios reduz a distancia mas nada supera a economia do ferroviario".
Segue o comentário escrito pelo internauta Marcos Ribeiro no antigo fotolog do Fotopages:
"Certo, Estação Ferroviaria de Belo Horizonte vendo o predio em construção da Escola de Engenharia da UFMG.Trens estacionados da RFFSA possivelmente o trem para Montes Claros chamado¨ sertão¨ e com reflexo o Inox do Vera Cruz destino Rio de Janeiro e ao fundo vagões de animais para o matadouro bairro São Paulo ou Frimisa em Santa Luzia.No canto inferior os trilhos da extinta famosa Rede Mineira de Viação que pertenceu ao governo mineiro oficina principal em Divinopolis com trafego para o Triangulo Mineiro,Goias, sul de Minas e Barra Mansa no estado do Rio.Os trens da EF Vitoria Minas só chegaram em Belo Horizonte apos anos 2000. Na epoca da foto ia de ônibus até Nova Era para embarcar para Vitoria.Seus trens recentemente foram repintado de verde constando só o nome VALE.
Os trilhos de B. Horizonte para o Rio de Janeiro são 200 quilometros a mais que a rodovia.Distancias 638 de trem,429 de carro,360 de oleoduto e 310 aerea.A ferrovia tem na engenharia da estrada o raio de curva e nivelamento do leito da via.Por ser região montanhosa a linha trafega ao lado de rios e contorna a serra.Já a rodovia contorna a montanha ou sobe e desce.A facilidade do veiculos rodoviarios reduz a distancia mas nada supera a economia do ferroviario".
A estação é a Central, no coração de BH. Andei em todos esses trens (de passageiros) e luto para o seu regresso, veja www.ongtrem.org.br
ResponderExcluir