SALVADOR EM 1960

Esta foto é de 1960, e nela vemos os ônibus que aparecem na ocasião, um da Grassi 1959, outro da Metropolitana 1960. Mostra a área da Praça Castro Alves, mas no calçadão próximo à região da Barroquinha. Atualmente, há uma outra calçada no lugar.

A data de 1960 foi confirmada com o cartaz de uma propaganda eleitoral com a expressão "Lott", referente ao então candidato à presidência da República, marechal Henrique Teixeira Lott, o mesmo que em 1955 realizou um contra-golpe para garantir a posse de Juscelino Kubitschek. Na eleição de 1960, Lott perdeu para o ex-governador de São Paulo, Jânio Quadros, que teve um mandato controverso no ano seguinte, interrompido bruscamente com sua renúncia.

Fica para os busófilos de Salvador (Bahia) desvendarem as respectivas empresas dos dois ônibus. Não se sabe quais empresas são. A busologia de Salvador possui, em sua maioria, uma demanda muito jovem, que só conheceu os ônibus soteropolitanos a partir dos anos 80.

Foto do acervo do jornal A Tarde, que na época funcionava nas proximidades. Hoje o jornal é sediado na Av. Tancredo Neves, no novo centro comercial da capital baiana.


Comentários