Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: PRIMEIRA CORRIDA DO CIRCUITO DA BARRA, 1957

O então tranqüilo bairro da Barra da Tijuca, eventualmente, foi local de corridas automobilísticas, entre o final dos anos 1950 e o decorrer dos anos 1960. Normalmente um bairro para banhistas curtirem a praia com mais sossego, pois as antes tranqüilas Copacabana, Ipanema e Leblon já começavam a se tornar bairros bastante povoados e ruidosos. Mas quando havia corridas, a Barra se tornava um local movimentado.

Hoje a Barra da Tijuca se tornou outro bairro ruidoso e povoado, e agora se prepara para a invasão do povo da Baixada Fluminense (até agora restrita a Itaguaí e arredores ou pelos ônibus da Zona Norte com destino para a Barra que pegavam passageiros vindos da Baixada), com a circulação de linhas originárias de vários municípios da região.

Aqui vemos três fotos, extraídas do site de Anísio Campos, técnico e historiador do automobilismo brasileiro, com o seguinte endereço, referente à sua equipe Obvio - www.obvio.ind.br. A primeira foto mostra as obras de pavimentação do circuito inaugural da Barra da Tijuca, a segunda mostra os preparativos no dia da corrida, e na terceira a largada da competição, com destaque para o histórico piloto brasileiro Chico Landi.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa do Norte, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta outra foto é raridade absoluta, com um ônibus da Expresso Princesa dos Campos atravessando um rio, provavelmente na altura de Ponta Grossa, no interior do Paraná, cidade sede da empresa, e no ano de 1960. A raridade se reforça pelo fato da foto original ser em preto e branco e ter sido colorizada por mim com exclusividade.

MARCOPOLO JÚNIOR

Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.

CMTC

Esta foto de Barry Blumstein de 1975 mostra um ônibus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, um modelo trolebus Metropolitana Mônica 1966 circulando na linha 107 para o Tucuruvi, hoje 107T-10 Metrô Tucuruvi/ Terminal Pinheiros. O ônibus estava circulando num trecho da capital paulista, 

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

GRASSI GOVERNADOR

Esta foto de 1974, do Arquivo Público do Distrito Federal, mostra um ônibus da Viação Alvorada, de Brasília, circulando pela cidade-satélite de Ceilândia. Um tanto surrado na ocasião, o veículo também teve os faróis mudados a pedido da empresa.

METROPOLITANA LOTAÇÃO

Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.