Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: AV. MAL. FLORIANO, 1961

Esta foto mostra uma parte do centro do Rio de Janeiro, então Estado da Guanabara, na Av. Marechal Floriano, acesso viário para a Central, com o ônibus da carroceria Camões que aparece em destaque destinado ao bairro do Leblon, no ano de 1961.

Ao lado do ônibus Camões, da extinta Viação Tarumã (linha 12 Estrada de Ferro / Leblon, via Copacabana), aparece um ônibus da Real (que existe até hoje), na linha 112 Hospital dos Servidores / Copacabana, com um histórico curioso.

Afinal, a linha, anos depois, se desdobrou nas linhas 121 Central / Coapcabana e a 127, surgida como Mauá / Copacabana, depois ampliada para Rodoviária / Copacabana, com a transferência da rodoviária municipal da Praça Mauá (Terminal Américo Fontenelle) (hoje restrita a linhas municipais e intermunicipais) para a atual Novo Rio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.