Pular para o conteúdo principal

NITERÓI, 1954

Esta foto, provavelmente de um filme de 1954, mostra um trecho da cidade de Niterói, em que um ônibus percorre uma de suas ruas.

Desconfia-se que seja um trecho da Av. Feliciano Sodré, sentido Centro - Fonseca, e o ônibus provavelmente é da BNS (Viação Benedito Nunes da Silva), linha 42 Barreto / Centro, prestes a dobrar a esquina desta foto, talvez a Travessa Luiz Paulino.

Nesta época, a Av. Feliciano Sodré era uma avenida que se estendia à Alameda São Boaventura no seu traço normal, antes das obras da Ponte Rio-Niterói. A dúvida, nesta foto, está na presença de um grande prédio na frente, pois, nessa época, havia notícias de edifícios altos apenas no Centro e em Icaraí.


Comentários

  1. Não estou conseguindo deixar um comentário sobre o artigo "BRT SE MOSTRA UMA FARSA: SISTEMA PIORA APÓS IMPLANTAÇÃO", que está no blog Movimento Pintura Livre. Por isso vou deixá-lo aqui:

    O artigo está ótimo. Só não concordo quando você diz que uma das únicas coisas boas que o Eduardo Paes fez foi demolir a Perimetral. Imagina quanto dinheiro não custou a sua construção? Se continuar assim, então depois vão demolir a Ponte Rio-Niterói porque ela pode estar poluindo visualmente a Baía de Guanabara. Eu acho que as coisas que já foram construídas, mesmo que não sejam bonitas, deveriam ser preservadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.