RIO DE JANEIRO: CINEAC TRIANON, 1973

Esta foto mostra um trecho da Av. Rio Branco, 181, próximo ao entorno da Av. Nilo Peçanha, no Castelo e, do outro lado da avenida, do Largo da Carioca. Nele funcionou o Cineac Trianon, edifício que deu lugar ao antigo Cine Trianon e que, em 1938, inaugurou uma concepção de cinema moderna para a época, um complexo de entretenimento com suas saudosas sessões "passatempo".

O Cineac Trianon existiu entre 1938 e 1973, mas seu auge foi entre as décadas de 1940 e 1950. Havia exibição de desenhos animados  - alguns hoje exibidos na televisão, como as temporadas de Tom & Jerry e Popeye do começo da década de 1940 - , seriados de comédia e os "passatempos" preenchiam os intervalos com muitas atrações.

No começo dos anos 1970 o local apenas exibia filmes eróticos. Decadente, o Cineac encerrou suas atividades em 1973, data provável desta foto, feita talvez em razão do anúncio da demolição do edifício, que ficava ao lado do atual Teatro Glauce Rocha. No seu lugar, foi construído o Edifício Século Frontin, onde fica, no térreo, uma filial do Bradesco.


Comentários