Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: CINEAC TRIANON, 1973

Esta foto mostra um trecho da Av. Rio Branco, 181, próximo ao entorno da Av. Nilo Peçanha, no Castelo e, do outro lado da avenida, do Largo da Carioca. Nele funcionou o Cineac Trianon, edifício que deu lugar ao antigo Cine Trianon e que, em 1938, inaugurou uma concepção de cinema moderna para a época, um complexo de entretenimento com suas saudosas sessões "passatempo".

O Cineac Trianon existiu entre 1938 e 1973, mas seu auge foi entre as décadas de 1940 e 1950. Havia exibição de desenhos animados  - alguns hoje exibidos na televisão, como as temporadas de Tom & Jerry e Popeye do começo da década de 1940 - , seriados de comédia e os "passatempos" preenchiam os intervalos com muitas atrações.

No começo dos anos 1970 o local apenas exibia filmes eróticos. Decadente, o Cineac encerrou suas atividades em 1973, data provável desta foto, feita talvez em razão do anúncio da demolição do edifício, que ficava ao lado do atual Teatro Glauce Rocha. No seu lugar, foi construído o Edifício Século Frontin, onde fica, no térreo, uma filial do Bradesco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.