SANTA ROSA

Pela primeira vez mostramos a Viação Santa Rosa, lendária empresa de Niterói, que havia sido extinta em 1963 pela pressão da concorrência da SERVE. A foto que vemos foi publicada no jornal O Fluminense de 28 de julho daquele ano e mostrava a garagem da empresa.

A Viação Santa Rosa surgiu por volta de 1942 e estava operando com 14 carros uma única linha, a antiga 29 Santa Rosa / Cidade, que ligava o fim de linha de Santa Rosa, no Viradouro, até o Centro Sul, nas Barcas.

A linha passava pelo Largo do Marrão e pelo Rink, mais ou menos o que começou a fazer a então recente linha 11 Santa Rosa / Centro, da SERVE. Com isso, a pressão política fez a Viação Santa Rosa fechar as portas e chegou-se a haver um protesto de moradores, indignados com a substituição dos 14 carros da Santa Rosa por seis da SERVE. Um abaixo-assinado chegou a ser feito.

Hoje, nem a 11 existe mais. Do ramal Centro X Santa Rosa, via Largo do Marrão, o que temos hoje de mais próximo (descontando linhas com destino mais longínquo) é a linha 40 Maceió / Centro, da Viação Pendotiba. A linha já existia na época, pela Viação Fortaleza.

A garagem da Viação Santa Rosa mostra veículos da Carbrasa 1959 e Grassi Argonauta, na frente, e, entre outros mais atrás, se destaca um "bicudinho" da Mercedes-Benz O-321.


Comentários