FLORIANÓPOLIS: VISÃO PANORÂMICA, 1959

Esta bela foto colorida de Florianópolis, minha terra natal, do ano de 1959, foi extraída do blogue de Carlos Damião, um dos principais pesquisadores da memória da cidade. Segue o trecho que informa sobre essa preciosidade, de autoria do próprio estudioso:

"Panorama de Florianópolis em novembro de 1959, dois meses depois da inauguração do Edifício Banco Nacional do Comércio (centro da imagem, que escaneei de uma revista daquele ano). Percebam que à esquerda estava em construção o Edifício das Diretorias, prédio público da Rua Tenente Silveira. Ao lado da Catedral aparece em construção outro arranha-céu residencial, o Praça 15 (*), na Rua Arcipreste Paiva. Onde está o trapiche é hoje o Terminal Cidade de Florianópolis.
——————————————-
(*) Meu amigo George Richard Daux me deixou em dúvida, hoje cedo. Depois de ler a matéria ele me questionou se aquele próximo à Igreja Matriz não seria o Cidade de Florianópolis. Realmente, deixo a questão no ar. Mas a outra informação que George contestou — de que esse, na lateral do templo católico, seria o primeiro condomínio residencial de grande porte da cidade — está esclarecida na imagem acima: em novembro de 1959, dois meses depois da inauguração do Banco Nacional do Comércio, o edifício ainda estava em construção".


Comentários