Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, GLÓRIA E BAÍA DA GUANABARA, 1909

Essa relíquia faz parte de uma série de fotos em tecnologia Autochrome, feita com amido de batata, e mostra o Rio de Janeiro em um inacreditável registro de 1909, mostrando a vista aérea da Baía da Guanabara, tendo em primeiro plano o bairro da Glória e, ao fundo, a cidade de Niterói.

A foto é da coleção do Museu Albert Khan, em Paris, cujo nome remete ao banqueiro que admirava essa tecnologia, lançada pelos irmãos Lumière - os mesmos pioneiros do cinematógrafo, que hoje conhecemos como cinema - , e vale aqui descrever o texto do pesquisador Alberto de Sampaio, que publicou esta e outras fotos:

"Uma chapa de vidro sobreposta de fécula de batata tingidas de laranja, verde e violeta – uma aproximação das três cores primárias – era inserida na câmera, ficando à frente da chapa com a emulsão em preto e branco. Ao fotografar determinada cena, as informações de cores eram retidas nas partículas de batata e o resto da cena era capturada normalmente em preto e branco. Após o processo de revelação, ao sobrepor ambas as chapas de vidro e iluminando-as por trás, era possível ver uma fotografia colorida.

O processo autochrome assim como a fotografia em preto e branco, também era lento. O tempo de exposição era longo e as pessoas tinham que ficar paradas para evitar um borrão na imagem. Mas o autochrome teve um efeito estético incomum: a foto tinha uma atmosfera nebulosa, parecendo uma pintura".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRO

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.

PENDOTIBA

Mais uma fotomontagem reconstitui um ônibus modelo Metropolitana Onuf 1972 que a Viação Pendotiba, de Niterói, teve em sua frota.

GALO BRANCO

Esta outra foto é uma fotomontagem que fiz, sobre um original de Paulo Roberto Fonseca, com o modelo Ciferal Padron Alvorada 86 que fez parte da frota intermunicipal da Viação Galo Branco, de São Gonçalo. 

MAUÁ

Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.

UTIL

Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.

VOLKSWAGEN FUSCA

Eu fotografei, em uma rua da Casa Verde, em São Paulo, um automóvel Volkswagen Fusca provavelmente de 1975 bastante alterado e com pintura fosca.

SANTO ANJO

Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.

VINSA

Esta foto, do acervo da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, mostra um modelo Incasel Jumbo que fez parte de sua frota.

CARROCERIAS ASIRMA

Esta foto, do acervo do Grupo Fotografia em Osasco, mostra um ônibus da Viação São Jorge, de Osasco, na Grande São Paulo, circulando por uma rua da referida cidade paulista, no ano de 1963.

GALO BRANCO

Esta foto é uma raridade registrada por Robson dos Santos Pereira e mostra um ônibus Ciferal Padron Alvorada 88 da Viação Galo Branco, no tempo em que os ônibus municipais de São Gonçalo tinham direito de mostrar as suas identidades visuais.