Pular para o conteúdo principal

INGÁ

Esta é uma foto montagem, possivelmente com licença poética sobre os primórdios da Auto Lotação Ingá. Ainda assim ela ilustra a postagem feita para informar sobre a origem da empresa, divulgada pelo jornal O Fluminense de 07 de dezembro de 1957.

A montagem simula, pelo menos de forma hipotética, um modelo Maroto 1960 das Carrocerias Metropolitana passando por Icaraí, na altura da Praça Getúlio Vargas (entre a Reitoria da UFF e o Cine Icaraí), com as cores que a Ingá teve entre os anos 1960 e 1980.

Nesta edição, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a Ingá surgiu operando o ramal Centro-Fonseca via Icaraí, passando pelo Ingá e pela Praia de Icaraí, indo para a Alameda São Boaventura através da Rua 22 de Novembro, o que vem a ser o embrião da atual linha 43-1.

O percurso descrito na época era:

CIRCULAR: Av. Ernâni do Amaral Peixoto (sentido Barcas-Antônio Pedro) - Rua Visconde de Itaboraí (na verdade, Rua Maestro Felício Toledo) - Rua da Conceição - Rua Acad. Walter Gonçalves - Praça do Rink - Rua Gen. Andrade Neves - Rua São Sebastião - Rua Dr. Paulo Alves - Praia das Flechas (hoje Praia João Caetano) - Praia de Icaraí (hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres) - Rua Mariz e Barros - Rua Santa Rosa - Rua Noronha Torrezão - Rua 22 de Novembro - Alameda São Boaventura - Av. Feliciano Sodré - Rua Visconde do Rio Branco (hoje avenida) - Av. Ernâni do Amaral Peixoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.