Pular para o conteúdo principal

INGÁ

Esta é uma foto montagem, possivelmente com licença poética sobre os primórdios da Auto Lotação Ingá. Ainda assim ela ilustra a postagem feita para informar sobre a origem da empresa, divulgada pelo jornal O Fluminense de 07 de dezembro de 1957.

A montagem simula, pelo menos de forma hipotética, um modelo Maroto 1960 das Carrocerias Metropolitana passando por Icaraí, na altura da Praça Getúlio Vargas (entre a Reitoria da UFF e o Cine Icaraí), com as cores que a Ingá teve entre os anos 1960 e 1980.

Nesta edição, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a Ingá surgiu operando o ramal Centro-Fonseca via Icaraí, passando pelo Ingá e pela Praia de Icaraí, indo para a Alameda São Boaventura através da Rua 22 de Novembro, o que vem a ser o embrião da atual linha 43-1.

O percurso descrito na época era:

CIRCULAR: Av. Ernâni do Amaral Peixoto (sentido Barcas-Antônio Pedro) - Rua Visconde de Itaboraí (na verdade, Rua Maestro Felício Toledo) - Rua da Conceição - Rua Acad. Walter Gonçalves - Praça do Rink - Rua Gen. Andrade Neves - Rua São Sebastião - Rua Dr. Paulo Alves - Praia das Flechas (hoje Praia João Caetano) - Praia de Icaraí (hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres) - Rua Mariz e Barros - Rua Santa Rosa - Rua Noronha Torrezão - Rua 22 de Novembro - Alameda São Boaventura - Av. Feliciano Sodré - Rua Visconde do Rio Branco (hoje avenida) - Av. Ernâni do Amaral Peixoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

LIBERDADE

Esta raridade de Rafael Fernandes de Avellar mostra um ônibus da Empresa Liberdade de Transportes, de Salvador, com sua pintura belíssima que durou pouco tempo. O modelo Thamco Dinamus 1995 não teve originalmente essa pintura, mas ficou muito bem com ela. Saudades desses tempos. Na ocasião, o ônibus da Liberdade operava a linha 0102 Barbalho / Iguatemi e, indo para o sentido Barbalho, estava no momento parado no bairro de Nazaré, para desembarque e embarque de passageiros. A foto tinha marcas do tempo e eu restaurei na medida do possível.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

VOLVO VESC 1972

A foto que vemos foi publicada no Correio da Manhã de 10 de julho de 1972 e mostra um modelo de carro esportivo, o Volvo Vesc, que então estava para ser lançado no mercado. O que mostra que, até entre os automóveis, a companhia sueca mostra imponência e bom gosto.

SÃO JOÃO CLÍMACO

Esta foto que Donald Hudson registrou em 1982 na Praça da República, no Centro de São Paulo, mostra dois ônibus da empresa Auto Viação São João Clímaco, dois belos monoblocos Mercedes-Benz O-362.