Pular para o conteúdo principal

MUSEU NACIONAL

É extremamente lamentável, chocante e deprimente o que ocorreu no último dia 02 de setembro de 2018, quando um riquíssimo acervo bastante usado em pesquisas e estudos dos mais diversos ou mesmo para apreciação por puro entretenimento cultural, se perdeu num incêndio motivado pelo descaso do poder público.

O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, era originalmente um palácio construído em 1808 para abrigar a família real portuguesa, cujo rei era Dom João VI.

O palácio só passou a abrigar o acervo que hoje está perdido em 1892, pois o primeiro Museu Nacional se situou no Campo de Santana (ou Praça da República), a partir de uma coleção do vice-rei Dom Luís de Vasconcelos, a Casa da História Natural, conhecida popularmente como "Casa dos Pássaros" e que foi inaugurada em 1784.

O incêndio poderia ter sido evitado, porque houve muitas advertências para que o Museu Nacional tivesse trabalhos constantes de manutenção e recuperação da fiação elétrica - creio que um curto-circuito causou o dramático incêndio - , vários anos antes. É lamentável que isso tenha que ocorrer para sensibilizar as autoridades, que agora se manifestam quando é tarde demais.

Vamos relembrar o Museu Nacional com oito fotos. A primeira, provavelmente de 1938 - ano em que o prédio foi tombado pelo SPHAN (atual IPHAN) - , com a fachada do prédio hoje destruído. A segunda, uma foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros do IBGE, de 1956, na qual aparece, em primeiro plano, uma estátua de Dom Pedro II, mas ao fundo aparece o Museu Nacional.

Já as demais seis fotos são de uma simpática reportagem da revista A Cigarra, de maio de 1960, intitulada "Museu da Quinta da Boa Vista", na qual duas adoráveis estudantes, sob a orientação de uma professora, aparecem vendo alguns objetos arqueológicos do Museu Nacional. Segue um trecho final da reportagem, nas palavras do seu jornalista, Moacyr de Lacerda, que, lidas hoje, são de doer no coração:

"No Museu da Quinta da Boa Vista há muita coisa para ver, muita coisa para observar, muita coisa para estudar. Suas grandes salas encerram muitas peças de grande valor, capazes de atrair inúmeros visitantes Ali, naquele antigo e aristocrático casarão, nasceram, viveram, passaram horas amargas e felizes, grandes vultos, grandes patriotas, grandes heróis da nossa História".










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

TSS

Esta foto, do acervo original da Busscar, mostra a empresa TSS, Transportes São Salvador, da cidade de Salvador, Bahia, com seu único carro do modelo Busscar Urbanus 1994, chassis Ford, usado para testar a montadora estadunidense, que estava investindo nos chassis para ônibus.