Pular para o conteúdo principal

MARCOPOLO VENEZA II TEVE TRÊS VARIAÇÕES

É complicado para explicar aos busólogos iniciantes sobre as variações de modelos antigos que eles pouco ou nada tiveram a chance de conhecer a fundo. Mas vamos ajudá-los a compreender um pouco, no caso daqui explicarmos o modelo Veneza II das Carrocerias Marcopolo.

O modelo, produzido entre 1977 e 1981, tinha um design muito simpático e coube muito bem na virada dos anos 1970 para os 1980, como um modelo urbano ou interurbano simples, com variações em chassis e posição de motor.

Mas este design teve variações, como se observará nas imagens abaixo. O modelo original, de 1977, contava com a parte da chapa reservada no para-choque traseiro, coisa que mudou na variação posterior, em 1979, com a chapa colocada na lataria do ônibus, sem que as lanternas superiores e inferiores mudassem. 

Mas na outra variação, em 1981, com a posição da chapa mantida do segundo design, as lanternas mudaram completamente. Vejam aqui as fotos abaixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.