Estas três fotos, de épocas diferentes, mostram a breve trajetória da rede de supermercados Sirva-Se, de propriedade do empresário progressista Mário Wallace Simonsen, dono de marcas históricas como a TV Excelsior, os biscoitos Aymoré e a companhia aérea Panair. Pressionado pela ditadura militar, Simonsen acabou desfazendo de seu patrimônio de empresas bem administradas.
A rede Sirva-Se foi vendida para o grupo Pão de Açúcar. A unidade pioneira do Sirva-Se foi inaugurada em 1953 e ficava na Rua da Consolação, número 2581, no quarteirão situado entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, no bairro de Cerqueira César, na capital paulista. Atualmente funciona a filial do Pão de Açúcar na Consolação.
A rede Sirva-Se lançou a definição contemporânea de supermercado, quando os fregueses passaram a ir para as prateleiras escolher os produtos, pois antigamente a freguesia pedia para os funcionários pegarem os produtos a serem comprados. A inovação condiz com a mente visionária de Simonsen, que também foi pioneiro da televisão moderna através da Excelsior e do transporte aéreo de excelente qualidade com a Panair, que inspirou até música de Milton Nascimento e Fernando Brant, na voz de Elis Regina.
Aqui vemos três fotos. A primeira, de 1962, com a unidade Consolação dos Supermercados Sirva-Se, onde aparecem vários automóveis da época estacionados, inclusive um Renault Dauphine franqueado pela DKW. Na segunda foto, o supermercado num dia de ofertas de aniversário, em 1960 e na terceira foto, as estantes de produtos nos primórdios do supermercado em 1953, divulgadas em um cartão postal da época. Todos referentes à unidade pioneira da Consolação.
A primeira foto já foi publicada originalmente a cores, enquanto a segunda e a terceira foto foram restauradas e colorizadas por mim.
Comentários
Postar um comentário