Pular para o conteúdo principal

COLOMBO

Raro é o acervo de ônibus curitibanos que apresentam identidade própria. O que existe, no entanto, são dois ônibus, um de cada empresa da Grande Curitiba, que existem para exposição e apresentam a antiga identidade referente à década de 70. Uma delas é a Viação Colombo, com seu Nimbus urbano, tão conhecida pelos busólogos.

Aqui estão os créditos das fotos desta galeria:

FOTO 01 - Alexandre Pompéia (ALEOSP);

Foto 02 - Site Ônibus de Curitiba;

FOTO 03 - Osvaldo Teodoro Born;

FOTO 04 - Rodrigo Salles (Clube do Trecho);

FOTOS O5 E 06 - Acervo da Equipe Relatos de Viagem.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

LIBERDADE

Esta raridade de Rafael Fernandes de Avellar mostra um ônibus da Empresa Liberdade de Transportes, de Salvador, com sua pintura belíssima que durou pouco tempo. O modelo Thamco Dinamus 1995 não teve originalmente essa pintura, mas ficou muito bem com ela. Saudades desses tempos. Na ocasião, o ônibus da Liberdade operava a linha 0102 Barbalho / Iguatemi e, indo para o sentido Barbalho, estava no momento parado no bairro de Nazaré, para desembarque e embarque de passageiros. A foto tinha marcas do tempo e eu restaurei na medida do possível.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

SÃO JOÃO CLÍMACO

Esta foto que Donald Hudson registrou em 1982 na Praça da República, no Centro de São Paulo, mostra dois ônibus da empresa Auto Viação São João Clímaco, dois belos monoblocos Mercedes-Benz O-362.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

VOLVO VESC 1972

A foto que vemos foi publicada no Correio da Manhã de 10 de julho de 1972 e mostra um modelo de carro esportivo, o Volvo Vesc, que então estava para ser lançado no mercado. O que mostra que, até entre os automóveis, a companhia sueca mostra imponência e bom gosto.

1001

A foto que vemos de Luiz Otávio Anchieta, do Deltabus, é de um ônibus da Auto Viação 1001, com o modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana 1965, então esperando o embarque de passageiros em Alcântara, São Gonçalo (RJ).