A primeira foto com um ônibus da Viação Fluminense é uma
montagem reconstitutiva, de um modelo que a empresa teve nos anos 60 e
parte dos 70. A Viação Fluminense foi uma das tradicionais empresas
niteroienses, responsável sobretudo pela linha 21 Fonseca / Centro, que
já era servida por ônibus com motor traseiro, tradição de alguma forma
seguida até hoje pela Auto Lotação Ingá. A Ingá absorveu a Viação
Fluminense nos anos 70, mas eu e meu irmão Marcelo Pereira (Niterói
Coletivo) pudemos acompanhar os últimos anos da Viação Fluminense, que
não tinha mais o desenho da foto que aqui vemos, mas uma combinação de
fundo branco com linhas marrom.
A Viação Fluminense também havia absorvido a 22 Fonseca / Centro (via Jansen), da antiga Viação Fonseca. A 22 foi servida com muitos carros com motor traseiro, primeiro os da Mercedes-Benz 321 e depois 352, e em seguida pelos carros da CAIO Bela Vista 1973, apelidado de "máscara negra", em cuja concepção com motor traseiro tinha metade da máscara com motor dianteiro, por causa de janelas de vidro a mais na dianteira. Só dois carros da CAIO Bela Vista com motor traseiro da Fluminense - e, depois, da Ingá - tinham toda a máscara do modelo com motor dianteiro, a exemplo dos similares da Viação Pendotiba.
A Viação Fluminense também havia absorvido a 22 Fonseca / Centro (via Jansen), da antiga Viação Fonseca. A 22 foi servida com muitos carros com motor traseiro, primeiro os da Mercedes-Benz 321 e depois 352, e em seguida pelos carros da CAIO Bela Vista 1973, apelidado de "máscara negra", em cuja concepção com motor traseiro tinha metade da máscara com motor dianteiro, por causa de janelas de vidro a mais na dianteira. Só dois carros da CAIO Bela Vista com motor traseiro da Fluminense - e, depois, da Ingá - tinham toda a máscara do modelo com motor dianteiro, a exemplo dos similares da Viação Pendotiba.
Comentários
Postar um comentário